osman cossingO Gestor de Programas no Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Osman Cossing, exortou nesta terça-feira, aos deputados e as lideranças juvenis a terem uma abordagem mais proactiva e mobilizadora no seio dos seus associados para o cumprimento das medidas de prevenção da propagação da COVID-19 no âmbito das medidas do Estado de Emergência.

Falando esta sexta-feira, no Parlamento, durante o 1º Fórum do Gabinete de da Juventude Parlamentar, Cossing disse que a Assembleia da Republica tem um papel relevante na ratificação das medidas do Estado de Emergência, bem como na garantia da sua correcta implementação e na influência politica para que se tomem medidas de modo a reduzir o impacto e pressão sobre as empresas, de modo que não se faça aproveitamentos desnecessários e despedimentos ilegais.

olivia matavele“No contexto da representação do cidadão, os jovens deputados devem mobilizar o seu capital político para sensibilizar e consciencializar, sobretudo, aos jovens, seja através das suas organizações juvenis partidárias, seja através de campanhas públicas de sensibilização dos jovens para que estes sejam actores chave nesta luta” disse Cossing, mostrando a sua preocupação com os pelo seu visível relaxamento no cumprimento das medidas e maior mobilidade no país.

Para o Gestor de Programas do IMD medidas combinadas de sensibilização do cidadão, melhoria no mapeamento e monitoria de pessoas suspeitas ou a quarentena e o reforço da capacidade das instituições para melhor fiscalização podem ser melhor opção para que o país não necessite avançar para o nível 4.
“É importante que se desenhe um plano de abrandamento gradual das medidas do Estado de Emergência”, disse Cossing salientando que para isso a juventude deve abraçar as recomendações governamentais como um verdadeiro acto de cidadania e que esteja consciente dos potenciais efeitos do seu relaxamento e negligência.

“Para esta plenária trazemos a apresentação da composição do Gabinete na IXa Legislatura 2020-2024, a proposta do regulamento do Gabinete, a proposta do plano de actividades para o ano de 2020, perspectivas e desafios para o quinquénio de forma a que juntos, independentemente das diferenças partidárias, abracemos e busquemos soluções da causa dos jovens”, disse Matavele.

O Gabinete da Juventude Parlamentar conta nesta legislatura com 17 jovens dos quais 11 mulheres e 6 homens. O encontro contou com 50 participantes entre eles os deputados, representantes de parceiros de cooperação, organizações juvenis entre outros.