lorena mazive mosefoyoungleadersA Gestora de Projectos do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), Lorena Mazive, defendeu nesta segunda-feira, 10 de Agosto, a necessidade das ligas juvenis dos respectivos partidos políticos para uma maior representação de jovens nos debates internos e nos espaços democráticos formais.

Lorena fez estes pronunciamentos ao intervir no painel sobre "Cidadania e Participação Política dos Jovens", do Mozefo Young Leaders, iniciativa da Fundação Soico (FUNDASO).


O posicionamento foi sustentado pelo facto de constatar-se que, no geral, os jovens estarem em menor número nos órgãos de tomada de decisão e de não estarem a influenciar as decisões que saem destes órgãos. "Os espaços estão a ser ocupados por pessoas adultas, que não conseguem representar os interesses da Juventude", afirmou a Gestora de Projectos, dando como exemplo o facto de, no Parlamento de um total 250 deputados, apenas 17 serem jovens. "É muito pouco para as estatísticas demográficas do país".

lorena mazive mosefoyoungleaders 1A fraca presença dos jovens nos órgãos de tomada de decisão "faz demandar com que a Juventude empreenda esforços dentro das suas formações político-partidárias, no sentido de influenciar para que as listas de candidatura para as eleições sejam compostas por jovens e que estes possam ocupar lugares cimeiros, que garantam a sua eleição nos cargos em desputa", recomendou.

Lorena Mazive defendeu também a necessidade de se criar "um espaço que possa juntar todos os jovens numa agenda única", e que este seja independente da filiação partidária cada um.

Participaram no mesmo painel representantes dos Partidos Frelimo, Renamo e do MDM.

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom