canalmoz imd apoioHermenegildo Mulhovo, Director Executivo do IMD e Dércio Alfazema, Director de Programas, dirigiram-se hoje, 25 de Agosto, às instalações do Jornal Canal de Moçambique onde foram prestar solidariedade face ao incêndio ocorrido na sede do jornal na noite do dia 23 de agosto e entregar alguns meios de trabalho.

Na ocasião a equipa do IMD foi recebida pelo Editor Executivo do jornal, Matias Guente com quem interagiram face ao sucedido. O IMD fez entrega de uma carta onde manifesta solidariedade ao jornal e repudia o sucedido, considerando o acto põe em causa o exercício dos direitos e liberdades fundamentais. "O acto põe em causa o exercício dos direitos e liberdades fundamentais que o país conquistou ao longo dos 30 anos de construção da democracia multipartidária. Trata-se de um acto irresponsável que retarda o país no quadro das nações que têm a democracia multipartidária como um modelo de convivência e que agride um dos seus alicerces".

Para o IMD, mais do que divulgar informação de interesse público, a imprensa tem um papel importante na promoção da transparência, prestação de contas, divulgação dos principais acontecimentos do país e do mundo, ao mesmo tempo que denúncia actos contrários à ética e às leis, protagonizados por entidades públicas e privadas, promovendo assim uma sociedade mais justa. "Por isso, este atentado contra o Jornal Canal de Moçambique deve merecer total repúdio e condenação".

No documento o IMD encorajamenta à direcção, aos profissionais deste órgão de comunicação social e aos demais profissionais que exercem o jornalismo para continuarem firmes no exercício das suas actividades e desta forma contribuir para a construção de um Moçambique mais democrático, tolerante e dialogante, e apela as autoridades a tomarem, com urgência, uma acção vigorosa com vista ao esclarecimento do caso para repor a confiança do cidadão no exercício das suas actividades.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom