filomena grachane jornalistasA Directora Geral Legislativa da Assembleia da República (AR), Filomena Grachane, defendeu sábado último haver necessidade premente de aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos jornalistas parlamentares sobre matérias do processo legislativo.

Grachane, que falava na abertura do seminário de capacitação de jornalistas em matérias de organização e funcionamento da Assembleia da República, sublinhou que o aprimoramento das matérias da AR vai contribuir para que esta classe de profissionais possa ter uma maior objectividade na disseminação das informações inerentes às actividades do parlamento.

“Entendemos que há necessidade de se aprimorar cada vez mais os conhecimentos sobre matérias do processo legislativo para que os profissionais de comunicação social tenham maior objectividade na disseminação pública de informações inerentes à actividade parlamentar”, afirmou Grachane.

Grachane apelou aos participantes, durante o encontro, a darem uma maior atenção às matérias, de modo a adquirirem mais conhecimentos para melhor contribuírem nas actividades parlamentares.

Nos últimos dois anos, os órgãos de comunicação social não mantiveram os mesmos jornalistas na cobertura parlamentar, o que impele, segundo Grachane, à uma necessidade de os novos jornalistas se familiarizarem com a organização, estrutura e funcionamento do parlamento moçambicano, incluindo os procedimentos legislativos da Magna Casa.

Aliás, segundo ela, a imperiosidade da formação de jornalistas em matérias de organização, funcionamento e disseminação de actividades parlamentares surge pelo facto de a AR estar a iniciar a IX Legislatura, no ano em curso.

“Temos esperança que todos os caminhos começam com o primeiro passo. E este encontro é um dos passos que devem ser dados para a percepção e o aprimoramento da vida do parlamento”, disse.

elisa muianga jornalistas parlamentoPor seu turno, a gestora de projectos do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Elisa Muianga, disse que o evento se mostra necessário não apenas pelo facto de estar-se no início da Legislatura, mas também por formar cada vez mais aos jornalistas em matérias parlamentares.

A formação de jornalistas, de acordo com Elisa Muianga, garante o desenvolvimento democrático, uma vez que ao divulgar informações sobre os órgãos eleitos democraticamente, os órgãos de comunicação social participam no concerto da democracia no país.

“Reiteramos o interesse para continuar a apoiar os seminários de formação porque estes estão na prossecução da democracia no país”, afirmou a gestora de projectos do IMD.

jornalistas parlamentoNo seminário de dois dias participam jornalistas que cobrem actividades parlamentares. Foi organizada pelo Centro de Estudos e Formação Parlamentar em parceria com o IMD, no âmbito da implementação do memorando de entendimento assinado a 16 de Junho de 2020 entre o IMD e o Parlamento, tendo em vista o desenvolvimento de acções conjuntas para a melhoria do desempenho da Assembleia da República. A actividade insere-se ainda na implementação do projecto Stractegic Partnership, cujo objectivo é o fortalecimento das capacidades dos actores políticos e sociedade civil, com o financiamento do Governo do Reino dos Países Baixos, através do respectivo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom