comunicado sala da pazOrganizações da sociedade civil que fazem parte da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta Sala da Paz vão estar reunidas na cidade da Beira, nos dias 11 e 12 de Abril, para coordenar acções no âmbito do processo eleitoral.


O encontro tem como objectivo elevar a participação activa das organizações e trocar sinergias para assegurar que as organizações da sociedade civil integradas na plataforma Sala da Paz e outros parceiros estejam prontos para acompanhar em todo o país todas as fases do processo eleitoral, com particular destaque para a fase de recenseamento eleitoral que vai decorrer de 15 de Abril a 30 de Maio de 2019.


Não obstante alguns avanços na realização dos processos eleitorais, em Moçambique ainda são patentes enormes desafios para conferir transparência e lisura no processo. Quase sempre os processos são questionados sendo que tem sido uma das principais causas de conflitos político-militar.
Neste sentido, entanto que plataforma de colaboração, durante o processo eleitoral em curso, a Sala da Paz, pretende durante o encontro, partilhar lições e experiências que vão servir de base para contribuir para gerar um ambiente transparente, pacífico, ordeiro e manter o cidadão informado, no momento. Em caso de incidentes ou irregularidades, a Sala da Paz pretende igualmente servir de mecanismo de alerta as autoridades de gestão eleitoral oferecendo possibilidade de respostas imediatas.


Para as Eleições Gerais a Sala da Paz através dos seus parceiros vai acompanhar todas as fases do processo em todo o país, com maior incidência para as províncias de Nampula, Gaza e todas as provinciais da região centro.
Este encontro vai contar com 50 participantes vindos de todo o país, entre representantes das Organizações da Sociedade Civil, representantes de grupos religioso e académicos membros e parceiros da Sala da Paz, bem como representantes dos Órgãos de Gestão Eleitoral (CNE/STAE), Partidos Políticos e outros convidados.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom