O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com a SADC-PF, organiza de 27 a 29 de Novembro de 2018, uma conferência parlamentar sobre fiscalização da Indústria extractiva na região da SADC. A conferência visa estabelecer uma plataforma de partilha de experiências entre os parlamentares da região da SADC sobre a Fiscalização Parlamentar, Legislação e Direitos Humanos no sector da Indústria Extractiva.
O evento vai contar com representantes dos parlamentos de Angola, África do Sul, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Botswana.
A organização do evento deve-se a constatação de que a SADC tem importantes reservas de recursos minerais ao nível mundial e do continente, mas que a sua extracção não se reflecte positivamente no desenvolvimento das respectivas economias. Contrariamente, constata-se que o boom dos recursos naturais tem gerado conflitos no seio dos países e as comunidades locais prevalecem em condições precárias e em situação de extrema pobreza.
Esta conferência é mais uma das actividades implementadas pelo IMD, no âmbito do projecto Improving oversight in Mozambique’s governance 2016-2019 em parceria com o Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD) e a Partidos Políticos Finlandeses para a Democracia (DEMO-FINLAND). O projecto é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia.
Criação e implementação: DotCom