Decorre nesta quinta e sexta-feiras, 27 e 28 de Março, a sessão de indução dos 250 deputados da Assembleia da República recém-empossados, na sequência da sua eleição no sufrágio de 9 de outubro de 2024.
O evento é organizado pelo Secretariado Geral da Assembleia da Republica, e conta, entre outros parceiros, com o apoio do Instituto para Democracia Multipartidâria, organização comprometida em contribuir para o fortalecimento de instituições democráticas em Moçambique.
Confira imagens do encerramento da formação da Escola para Democracia, realizada em Quelimane. Durante dois dias, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre Monitoria de Políticas Públicas, Advocacia e Exercício da Cidadania, fortalecendo o papel da sociedade civil na promoção da transparência e participação democrática.
Começou hoje, 18 de Março, na Zambézia, uma formação promovida no âmbito das Escolas para Democracia, focada na Monitoria de Políticas Públicas, Advocacia e Exercício da Cidadania. Com duração de dois dias, a iniciativa visa fortalecer as capacidades das organizações da sociedade civil (OSC) e dos cidadãos, dotando-os de ferramentas essenciais para a monitoria da governação e defesa dos direitos das comunidades.
No dia 18 de março, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e a Fundação MASC realizaram uma visita de monitoria às ações do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos no distrito de Namacurra, na província da Zambézia.
O objectivo da visita foi avaliar os resultados alcançados até o momento, identificar os desafios enfrentados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), registrar boas práticas e colectar histórias de sucesso provenientes dos benefiarios do projecto
Nos dias 5 e 6 de Março, o IMD, a Fundação MASC, CESC e CDD reuniram-se para uma sessão de planificação do Programa Pro-Cívico & Direitos Humanos. Especificamente, a sessão teve como propósito refletir sobre realizações, desafios e lições aprendidas, partilhar histórias de sucesso das intervenções do consórcio, discutir o plano de actividades para 2025, fortalecer sinergias e definir estratégias para aumentar a visibilidade do programa.
Criação e implementação: DotCom