No âmbito do Projecto “PROPAZ – Cultura de Promoção de Paz, Reconciliação e Coesão Social”, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), em parceria com a Universidade Católica de Moçambique (UCM), organizou nesta quarta-feira, 07 de junho, na cidade da Beira, uma reflexão sobre “Mecanismos e Modelos Locais de Promoção de Paz e Reconciliação em Moçambique”.
Ainda no contexto do lançamento do Projecto Pro-Cívico & Direitos Humanos (realizado no dia 6 de Junho) que será implementado pelo consórcio composto por IMD, MASC, CESC e CDD, foi realizada a primeira sessão de reflexão sobre “desafios e oportunidades no âmbito da proteção do Espaço Civico, Democrático e dos Direitos Humanos”. Esta reflexão foi moderada por Lorena Mazive (Coordenadora de Programas do IMD) e o painel foi composto por Paula Monjane (Directora Executiva do CESC), Américo Maluana (Coordenador de Programas do CDD) e Tatiana Almeida (Gestora de Capacity Building no MASC).
Foi lançado hoje (6 de Junho) em Maputo o projecto que visa contribuir para promoção de uma maior visibilidade, participação e engajamento das OSCs e dos cidadãos no processo de tomada de decisão em diferentes níveis de governação, tornando-os actores influentes na promoção de uma governação inclusiva, sensível às questões de direitos humanos e que respeite as necessidades de grupos marginalizados.
Uma delegação de 7 representantes da Assembleia Provincial de Cabo Delgado realizou, nos dias 26 e 27 de Maio, uma visita de fiscalização ao sector da indústria extractiva no distrito de Balama. A visita tinha como objectivo fazer o acompanhamento do nível de implementação das actividades previstas no Plano Económico Social e no Orçamento Provincial e Distrital referente ao Primeiro Trimestre de 2023.
Uma delegação de 19 membros da Assembleia Provincial de Manica realizou uma visita de fiscalização no distrito de Manica, província do mesmo nome, no dia 12 de Maio. A visita tinha como objectivo fiscalizar a implementação do Plano Econômico e Social (PES) da província e do distrito de Manica, dando atenção especial ao sector da indústria extractiva, com foco para questões ambientais.
Criação e implementação: DotCom