No âmbito do encontro com a delegação da Finlândia, jovens políticos moçambicanos sublinharam a importância da participação da juventude nos processos de diálogo e reconciliação nacional, realçando tanto os desafios como as oportunidades que o país enfrenta.
Elves Macamo, jovem político da Frelimo, destacou que a maioria da população moçambicana é constituída por jovens e, por isso, estes têm a responsabilidade e o direito de serem agentes catalisadores de uma reconciliação nacional genuína e duradoura.
O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) participou nesta terça-feira, 30 de Setembro, nas celebrações do Dia Internacional da Paz, realizadas na American Spaces , Manzini Library, em Eswatini. O Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, foi um dos oradores principais do encontro, levando a experiência moçambicana e destacando a importância do diálogo na construção da paz, exemplificando com o processo nacional de diálogo inclusivo em curso em Moçambique.
O 1º Vice-Presidente da Assembleia da República, Hélder Ernesto Ijonjo, mostrou-se interessado em reforçar os laços de amizade e cooperação entre os Parlamentos de Moçambique e da Finlândia, de modo a colher mais experiências sobre a legislação e gestão de recursos naturais.
A pretensão foi manifestada esta segunda-feira (29), em Maputo, após um encontro de cortesia que manteve com a delegação de parlamentares da Finlândia que se encontra no País para inteirar-se sobre o funcionamento do sistema político moçambicano, os desafios e esforços de desenvolvimento, com enfoque para as questões da juventude, visando a partilha de visões e experiências.
O Ministério da Juventude e Desportos recebeu nesta segunda-feira, 29 de Setembro, uma delegação de jovens políticos da Finlândia, num encontro que reforçou a cooperação bilateral em matéria de juventude e participação política na busca de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela juventude em contextos distintos.
A delegação finlandesa foi liderada pela embaixadora da Finlândia em Moçambique, Satu Lassila, e acompanhada pelo director executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, que desempenhou um papel activo na dinamização das discussões. Os visitantes foram recebidos pelo ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, e parte da sua equipa técnica.
A União Europeia (UE) reafirmou nesta sexta-feira, 26 de setembro, o seu compromisso em apoiar o diálogo nacional inclusivo em Moçambique, destacando-o como uma oportunidade crucial para promover reformas e consolidar a paz. A posição foi expressa pelo embaixador da UE em Moçambique, Antonino Maggiore, que foi orador principal na conferência “Africa’s Governance and Democracy in an Uncertain World”, que decorre de 26 a 27 de setembro na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.
De acordo com o diplomata, o apoio da União Europeia ao diálogo nacional inclusivo é uma decisão consensual dos 27 Estados-membros. Contudo, endende que é um processo “de moçambicanos para moçambicanos”, cabendo aos próprios actores nacionais definir os caminhos para a reconciliação e para as reformas. A UE, segundo explicou, desempenha um papel de apoio administrativo, técnico e financeiro, assegurando que o processo decorra de forma pacífica e participativa.
Criação e implementação: DotCom