Decorre nesta quinta-feira, 3 de Outubro, na cidade de Maputo, a Feira dos Manifestos Eleitorais, um evento que vai juntar contar com exposição e debate dos partidos políticos que concorrem para as eleições gerais do dia 15 de Outubro.
A feira visa criar um espaço de diálogo orientado em torno da agenda dos partidos políticos que concorrem para as eleições com sociedade civil, académicos e potenciais eleitores, por um lado e por outro promover a convivência pacifica entre os partidos políticos.
Não obstante a campanha eleitoral estar a decorrer com registo de alguns incidentes, o Instituto para a Democracia Multipartidária - IMD, organizadora do evento, entende que este é um momento de festa e de exaltação dos valores da democracia, onde os actores políticos tem a oportunidade de interagir com o eleitorado, partilhando a sua visão de governação do país através dos seus manifestos.
O evento será coroado de momentos distintos, entre eles, exposição dos materiais (dísticos, rollups, livros, manuais) dos partidos politicos e da sociedade civil, debate das ligas femininas dos partidos políticos e dos representantes dos candidatos presidenciais, nomeadamente: Frelimo, Renamo, MDM e AMUSI.
Com a realização da feira dos manifestos, espera contribuir para a promoção do diálogo politicamente orientado entre os actores políticos e consciencializar o cidadão para a tomada de decisão consciente e de acordo com a proposta de governação que melhor responda as suas aspirações.