encontro imd parceiro irlanda 2019O IMD reuniu na sexta-feira, 15 de Março, com Demo Finland e Netherlands Institute for Multiparty Democracy (NIMD) para juntos discutirem a parceria no âmbito da implementação do projecto “Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização da Área da Indústria Extractiva” em Moçambique. O encontro, que contou com a participação do Assessor de Governação da Embaixada da Finlândia, Jakkila Jaakko, serviu para passar em revista os avanços e desafios no âmbito da implementação do projecto tripartido, partilhar os resultados alcançados desde Dezembro de 2017 e avaliar as possibilidades de trabalharem em conjunto para a próxima fase do projecto.

“Este foi mais um encontro de coordenação que serviu para avaliarmos o estágio da nossa parceria e avaliar os resultados alcançados. Estamos todos satisfeitos com o trabalho e resultados do projecto. A expectativa é que no futuro continuemos a trabalhar juntos para esta e outras iniciativas.”, Hermenegildo Mulhovo, Director Executivo do IMD.


Através do projecto, foi estabelecida uma plataforma de diálogo e interacção entre os deputados da Assembleia da República (Vª Comissão) e membros das Assembleias Provinciais para a partilha de informação no âmbito da fiscalização do sector extractivo. Este espaço de diálogo tem sido bastante importante para partilha de informação. O projecto apoiou os parlamentares no desenho de uma ferramenta de fiscalização para a indústria extractiva que define os passos a ser ter em conta e as acções de seguimento depois da fiscalização parlamentar.


Para a Embaixada da Finlândia tem se mostrado satisfeita com os resultados alcançados com o projecto. Durante o encontro desta sexta-feira, aprovou o relatório programático e financeiro do ano 2018 e o plano de actividades para o ano 2019.
Projecto “Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização da Área da Indústria Extractiva” esta em curso desde Dezembro de 2017 e termina em Novembro de 2019. O mesmo está avaliado em um milhão e quinhentos mil euros.

 

 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom