foto de familia 1Uma delegação composta por representantes dos partidos FRELIMO, RENAMO e MDM e com apoio do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) iniciou nesta segunda-feira, 27 de março uma visita de 4 dias ao Reino dos Países Baixos (Holanda), para troca de experiências. A visita tem como objectivo colher experiências das instituições democráticas do Reino dos Países Baixos em matérias ligadas a manutenção da paz, processos eleitorais, descentralização e governação democrática.

De acordo com o programa, a delegação terá sessões no Parlamento (State General), na Associação dos Municípios (VNG), vai visitar e manter encontros com partidos políticos (CDA, D66 e GreenLeft), bem como, vai realizar um encontro com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos. Mais ainda, a delegação terá sessões com especialistas e organizações não governamentais para explorar outros temas relevantes, incluindo financiamento a partidos políticos.

O Reino dos Países Baixos é um dos parceiros estratégicos de Moçambique no apoio ao fortalecimento da democracia multipartidária em Moçambique através de programas financiados através das organizações da sociedade civil, para além de financiar programas estratégicos do Governo. É um dos países com maturidade democrática, estabilidade político-eleitoral, com um processo de descentralização consolidado o que o IMD considera ser importante para o actual contexto político moçambicano.

A delegação é composta por 18 representantes, dos quais quadros seniores dos três partidos políticos moçambicanos que incluem membros do secretariado e deputados da Assembleia da República, para além de representantes do IMD.

A troca de experiências é realizada no âmbito do projecto “Governação, Democracia e Eleições” (GODEL), implementado pelo IMD e financiado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, através do programa IGUAL.

deputados visita holanda

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom