Representantes dos partidos FRELIMO, RENAMO e MDM que estão de visita ao Reino dos Países Baixos (Holanda) interagiram nesta quarta-feira, 29 de março, em Haia, com a equipa do Departamento da África Subsaariana.
Na ocasião, Sanne Löwenhardt, Directora da Divisão de África Oriental e Austral, partilhou a Estratégia de Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Holanda para África (2023-2032) tendo destacado que vai priorizar o combate à pobreza, Direitos Humanos e a redução da imigração.
Os representantes dos partidos políticos agradeceram o apoio prestado pela Holanda à Moçambique e África no geral e encorajaram a Holanda a prosseguir com apoios visando o reforço de capacidade das instituições democráticas.
Partilharam ainda desafios relativos a transparência nos processos eleitorais.
No mesmo dia os partidos visitaram o parlamento e tiveram um encontro com representantes do partido Christian Democratic Appeal (CDA) que faz parte da coligação governamental.
A visita que decorre com apoio do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e é financiada pelo Reino dos Países Baixos (Holanda) em Moçambique, através do programa IGUAL prossegue nesta sexta-feira.
A visita tem como objectivo colher experiências das instituições democráticas do Reino dos Países Baixos em matérias ligadas a manutenção da paz, processos eleitorais, descentralização e governação democrática.