O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) representado pelo Director Executivo, Hermenegildo Mulhovo, participou nos dias 29 e 30 de março na Zâmbia na Cimeira Global da Democracia, uma iniciativa do Governo dos Estados Unidos da América (EUA).
Neste ano, a cimeira decorreu em simultâneo nos EUA, Holanda, Costa Rica, Zâmbia e na Corea do Sul.
Na Zâmbia a abertura do Encontro foi feita pelo Presidente da República, Hakainde Hichilema e contou com a intervenção do Secretário de Estado Para Educação dos EUA, Miguel Cardona em representação Presidente Americano, Joe Biden.
Os principais tópicos tratados centraram-se em torno da Democracia Eleitoral, como Pilar importante do Processo da Consolidação das Democracias Africanas.
Os participantes discutiram sobre a integridade eleitoral, processos eleitorais inclusivos (Participação de Mulheres, Jovens e Pessoas com deficiência); Liberdade de Expressão (Papel da Mídia e OSC na promoção da credibilidade e transparência eleitoral); Transparência nos mecanismos de Financiamentos de Partidos Políticos; Independência dos Órgãos de Gestão Eleitoral entre outros temas importantes para o contexto da democracia em Moçambique.
No fim, houve uma grande preocupação em reforçar o compromisso dos países na consolidação da Democracia, face aos desafios e ameaças actuais.
Os participantes chamaram atenção para a necessidade de seguimento das recomendações no intervalo entre às cimeiras.
O encerramento contou com a intervenção da Administradora Assistente do Portfólio da USAID para África, Monde Muyangwa e da Vice Presidente da República da Zâmbia, Mutale Nalumango.