Trata-se dos membros dos secretariados técnicos da Assembleia Provincial, Conselho Executivo Provincial e Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província, todos de Tete, que realizaram uma formação conjunta nesta sexta-feira, 22 de setembro.
A sessão de formação teve lugar no distrito de Changara e abordou matérias ligadas ao funcionamento dos três órgãos, mecanismos de interligação e interação entre os três bem como aspectos ligados à indústria extractiva.
Com a formação pretendia-se munir os técnicos dos três órgãos envolvidos de conhecimentos para melhor compreensão sobre o seu funcionamento e mecanismos de articulação entre si bem como de conhecimentos sobre o impacto ambiental de projectos do sector mineiro na província. Assim, espera-se que estes possam melhor servir aos órgãos para os quais trabalham para que melhor exerçam as suas funções em benefício dos cidadãos a quem representam.
Os temas abordados na capacitação incluem, inovações no novo estatuto geral dos agentes e funcionários do Estado e o seu regulamento bem como o impacto ambiental no contexto da exploração mineira.
A capacitação é facilitada pelo IMD, em parceria com a Assembleia Provincial de Tete no âmbito da implementação do projecto Fortalecendo o papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na fiscalização da área da indústria extractiva, iniciativa que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.