Trata-se dos membros dos secretariados técnicos da Assembleia Provincial, Conselho Executivo Provincial e Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província, todos de Manica, que realizaram uma formação conjunta na sexta-feira, 1 de dezembro. A formação tinha como objectivo dotar os funcionários destes órgãos de governação de nível provincial de ferramentas técnicas e legais necessárias para garantir uma assistência adequada aos órgãos aos respectivos órgãos aos quais representam e contribuir para a boa-governação na área da indústria extractiva.
A sessão de formação teve lugar no distrito de Gondola, província de Manica. Além de questões da indústria extractiva, a formação abarcou aspetos ligados a Planificação, Monitoria e Avaliação dos Planos Operacionais e Planos Quinquenais dos Órgãos de Governação da Assembleia Provincial, no exercício das suas funções, Procedimentos para a Elaboração e Análise da Conta de Gerência dos Órgãos de Governação Descentralizada Provincial; e abordou matérias ligadas ao funcionamento dos três órgãos, mecanismos de interligação e interação entre os três órgãos.
A capacitação foi organizada pelo Secretariado Tecnicos da Assembleia Provincial de Manica, em parceria com o IMD, no âmbito da implementação do projecto Fortalecendo o papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização da área da Indústria Extractiva, iniciativa que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.