DSC02115O Instituto para a Democracia Multipartidária defendeu, através do seu Director Executivo, Hermenegildo Mulhovo, a necessidade de o País avançar para a aprovação de um Plano Nacional de Reintegração que seja inclusivo, capaz de articular as necessidades dos diferentes grupos afetados e associados, para além dos combatentes, mobilizar e coordenar os esforços e acções colectivas para maior sustentabilidade do processo actual.

Segundo Mulhovo, o Plano Nacional de Reintegração deverá, igualmente, servir como uma ferramenta de apoio à reconstrução das zonas afetadas, devendo assim ser parte dos planos de desenvolvimento local.

“Mais importante ainda, é preciso encarar a Reintegração como uma ferramenta importante para a reconciliação e transição para a paz efetiva”, disse Mulhovo ajuntando que os problemas enfrentados neste processo, devem encontrar um acolhimento a nível das políticas públicas, deixando de ser assunto apenas de interesse das partes específicas directamente afectadas.

Na ideia de Mulhovo, “se nos próximos tempos falharmos na Institucionalização do processo de reintegração corremos sérios riscos de exposição às comunidades de aumento dos níveis de violência podendo até oferecer condições propícias para a remobilização dos grupos para outros tipos de violência organizada”.

Referia-se que um total de 5.221 ex-guerrilheiros regressaram às comunidades para iniciar uma vida civil junto às suas famílias, “o que marca o início de uma nova vaga de reintegração dos ex-guerrilheiros nas comunidades”, disse Mulhovo.

DSC02225

A Conferência Internacional sobre Reintegração “pós-conflito” em Moçambique: lições, desafios e caminhos para o futuro tem como objectivos criar bases para o estabelecimento de um espaço comum de coordenação e partilha de conhecimentos e experiências, para a um programa de reintegração mais inclusivo e sustentável orientado para a consolidação do processo de paz e reconciliação nacional.

No primeiro dia da Conferência, os participantes colherem experiências de diversos países com enfoque para Angola, Colômbia, Etiópia e África sul, bem como debruçaram-se sobre temas relativos aos desafios e perspectivas do actual processo de reintegração em Moçambique.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom