Decorreu no dia 12 de Abril, na Cidade de Quelimane uma “Mesa Redonda Reflexão sobre o Espaço Cívico, Democrático e dos Direitos Humanos: Reforço das plataformas de diálogo ente OSC e instituições governamentais em prol do Desenvolvimento do Espaço Cívico na Província”.
Este evento é organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com o Fórum das Organizações não Governamentais da Zambézia (FONGZA), na Cidade de Quelimane.
Trata-se de um encontro que pretende reforçar a plataforma de diálogo entre o Governo e as organizações da sociedade civil e reflectir sobre os Desafios, oportunidades e caminhos para frente em prol do desenvolvimento do espaço cívico e participação do cidadão na governação local na Província da Zambézia.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Osman Cossing, Coordenador de Programas do IMD e do Abdul Latifo Mussa, Director Provincial de Género, Criança e Accão Social em representação do Governador da Província da Zambézia.
O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Executivo Provincial, Representantes do Conselho Autárquico, Administradores Distritais convidados, Membros das Assembleias Provinciais, Representantes dos Partidos Políticos, Representantes das Instituições do Governo; Parceiros de Cooperação a nível da Província, Representantes das Organizações da Sociedade Civil, Membros do Consórcio, Comunicação Social e o público em geral.
Este encontro é realizado, no âmbito do projecto “Pro Cívico e Direitos Humanos”, na sequência da implementação da iniciativa Escolas para Democracia, que é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, através da sua Embaixada em Moçambique e implementado pelo consórcio composto pelo IMD, MASC, CESC e CDD.