WhatsApp Image 2024 07 03 at 12.05.32A Coordenadora do Centro de Estudos e Formação Parlamentar (CEFP), do Secretariado-Geral da Assembleia da República, Irene Uanzo, fez este pronunciamento nesta terça-feira, 2 de Julho, intervindo na sessão de abertura da capacitação de mais de 20 formadores e funcionários parlamentares em métodos e técnicas psicopedagógicas para pesquisa e produção científica para formação e treinamento de deputados e funcionários parlamentares.

A formação, de cinco dias, decorre em Tchumene, Cidade da Matola e é conduzida pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. No entendimento de Uanzo, o evento vai contribuir para a concretização de um sonho da unidade do secretariado-geral da Assembleia da República que dirige.


“É nesta perpectiva que o CEFP, em parceria com o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) está a promover a presente formação para responder a necessidade que sentimos que a AR tem”, declarou a Coordenadora.

Uanzu disse esperar que os passos subsequentes desta capacitação estejam virados para o desenvolvimento da pesquisa científica da AR. “Esperamos que através dos vossos estudos passem a colaborar com o CEFP, fornecendo documentos que vão contribuir na melhoria do desempenho dos deputados e funcionários parlamentares”, frisou.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 12.05.29Por seu turno, a Gestora de Projectos no IMD, Fidália Chivale, disse que o IMD abraçou esta formação com o objectivo de agregar mais valores para os funcionários parlamentares no que concerne a formação, produção de conhecimento e preparação de formações, bem como na pesquisa e produção de documentos úteis para o parlamento moçambicano.

“Como IMD esperamos que esta formação ajude a adquirir conhecimentos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento do Parlamento na área de formação e pesquisa científica e, por via disso, passarmos a realizar formações de uma forma efectiva em prol da qualidade do nosso Parlamento”, sublinhou a Gestora de Projectos no IMD.

Chivale acrescentou que “gostaríamos de ver maximizado e partilhado o conhecimento que existe ao nível do Parlamento, para melhor assessorarmos os deputados, pois, estamos cientes de que o conhecimento está lá e é importante que seja sistematizado”.

A Gestora de Projectos no IMD explicou que tal facto prende-se com o papel responsável que o Parlamento desempenha na sociedade moçambicana. “É neste contexto que o IMD tem vindo a trabalhar com a AR com vista a contribuir para fortalecer o seu papel, ajudando os deputados a exercer melhor as suas funções”, vincou Chivale.

WhatsApp Image 2024 07 03 at 12.05.31A sessão de formação é organizada pelo Secretariado-Geral da Assembleia da República, através do respectivo Centro de Estudos e Formação Parlamentar, com facilitadores da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O evento conta com o apoio do IMD, no âmbito da implementação do projecto “Consolidando o papel dos funcionários parlamentares na assessoria aos deputados na fiscalização do sector da indústria extractiva em Moçambique", financiado pelo Ministério Finlandês dos Negócios Estrangeiros, através da Demo Finland.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom