Arrancou nesta quarta-feira, 9 de abril, a formação sobre monitoria de políticas públicas, advocacia e exercício da cidadania, na cidade de Lichinga, província do Niassa. O evento ocorre no ambito da iniciativa Escolas para Democracia e é subordinado ao tema “Formação sobre Monitoria de Políticas Públicas, Advocacia, e Exercício da Cidadania & Disseminação do Guião sobre Boas Práticas de Paz, Reconciliação e Coesão Social”.
Participam desta formação 25 representantes das OSC e activistas sociais dos distritos de Lichinga, Cuamba, Nipepe, Chimbonila e Mandimba. A formação pretende reforçar as capacidades das organizações da sociedade civil (OSC) e cidadãos com conhecimento e ferramentas de monitoria de políticas públicas, advocacia e exercício da cidadania. O encontro contou com a intervenção da presidente do FONAGNI, Anabela Lucas.
Este encontro é realizado, pelo IMD em parceria com FONAGNI, no âmbito da implementação do programa “Pro Cívico e Direitos Humanos”, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, através da sua Embaixada em Moçambique e implementado pelo consórcio composto pelo IMD, MASC, CESC e CDD e em parceria com o programa PROPAZ, financiado pela União Europeia.