Decorreu nesta quarta-feira, 7 de Maio, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, uma capacitação de jornalistas em Mecanismos de Acesso à Justiça em contexto de conflito. A iniciativa tem em vista fortalecer as capacidades de jornalistas para que possam informar, sensibilizar e empoderar mulheres e meninas deslocadas sobre os mecanismos de acesso à justiça, através de conteúdos informativos sensíveis e orientados para os direitos humanos.
Participaram da capacitação cerca de 30 jornalistas de rádios comunitárias e canais de televisão locais provenientes dos distritos de Nangade, Montepuez, Meconta (Nampula) e cidade de Pemba.
A formação, realizada em parceria com o Fórum de Organizações de Cabo D elgado através da Associação DIMONGO, decorre no âmbito da implementação do programa Promovendo o Acesso à Justiça, pelo consórcio composto pelo IMD, a Provedoria de Justiça (PJ) e a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), nos distritos de Pemba, Montepuez, Nangade, Metuge (Cabo Delgado) e Meconta (Nampula), com o financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos.