O IMD participou nas celebrações do dia do Juiz num simpósio organizado pela Associação Moçambicana de Juízes a 8 de Maio.
A iniciativa que teve como principal objectivo discutir sobre “O papel do Juiz na Defesa dos Direitos Fundamentais e Direitos Humanos dos Cidadãos, do Estado de Direito e Democrático e no Combate à Corrupção”, juntou parceiros de cooperação, representantes de instituições do Governo e de Justiça, organizações da sociedade, académicos e outros.
O evento também decorreu na sequência da celebração dos 20 anos da AMJ, cujo lema é “AMJ -20 ANOS POR UMA MAGISTRATURA DIGNA, RESPEITADA, SEGURA, LIVRE DA CORRUPÇÃO E COMPROMETIDA COM OS DIREITOS HUMANOS”, pretendeu contribuir para a consciencialização e o fortalecimento do conhecimento do cidadão quanto ao papel do juiz na sociedade.
O simpósio contou com discursos de abertura de representante de Sua Excia. Presidente do CMCM, Razaque Manhique; do representante do Director Executivo do IMD, Carvalho Cumbi; do Representante da AECID, Fernando Regules; do Presidente da AMJ, Esmeraldo Matavele e o discurso de abertura oficial coube ao vice-Presidente do Tribunal Supremo, Dr. José António da Assunção Baptista Beirão.