20260328 092254056 iOSO Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), em parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo, realizaram nesta sexta-feira, 27 de Março, no Hotel Polana, o lançamento do livro “Democracia Equilibrista: Políticos e Burocratas no Brasil”, da autoria de Pedro Abramovay e Gabriela Lotta.

A obra analisa a relação entre liderança política e instituições públicas no contexto da democracia brasileira, trazendo reflexões sobre temas como meritocracia, autonomia institucional e o papel da administração pública na consolidação democrática. Mais do que um estudo sobre o Brasil, o livro oferece pistas relevantes para países como Moçambique, onde o fortalecimento institucional, a confiança pública e a participação cidadã continuam a ser desafios centrais no processo democrático.

O evento constituiu um espaço de diálogo comparativo entre experiências do Sul Global, promovendo a troca de lições entre contextos distintos, mas com desafios semelhantes, desde a necessidade de uma administração pública eficaz até à gestão das tensões entre poder político e independência institucional.

A actividade contou com intervenções de figuras académicas e institucionais de relevo, incluindo o Prof. Dr. Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica. A apresentação da obra esteve a cargo do Dr. Jamisse Taímo, Reitor da UJAC.

Entre outros participantes, o evento contou com académicos, decisores políticos, representantes da sociedade civil e parceiros de desenvolvimento, consolidando-se como um momento relevante para a reflexão sobre o futuro da democracia no país e na região.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom