campanha intoleranciaPassados trinta dias desde o inicio da campanha eleitoral, a Plataforma da Sociedade Civil - Sala da Paz mostra-se preocupada com sinais crescentes de casos de intolerância política e focos de violência nas províncias de Gaza, Inhambane e na cidade de Maputo.

No mapeamento que esta plataforma da sociedade civil fez, aquando da apresentação do seu informe de avaliação intermédia, mostrou que as províncias e Cidade de Maputo e Inhambane, estavam entre as que se mostravam pacíficas nesta campanha eleitoral. Contudo, a medida que os candidatos presidenciais vão entrando na zona sul do país para realizar o contacto com os potenciais eleitores, os níveis de intolerância política e focos de violência política vão apresentando uma tendência crescente.

A título de exemplo, no dia 27 de Setembro, a caravana do candidato presidencial do MDM, Daviz Simango, sofreu três tentativas de obstrução da sua campanha eleitoral por supostos membros da Frelimo, uma das quais resultou em confrontação física, quando iniciava as suas actividades na província de Inhambane, no distrito de Govuro. Ao prosseguir para a província de Gaza, o mesmo, viu barrado o acesso ao mercado de Xai-Xai, o que veio a se repetir quando este seguia para o distrito de Mandlakazi, onde a sua caravana novamente foi encurralada novamente por supostos membros da Frelimo. Na tarde do dia 30 de Setembro a situação voltou a se repetir no distrito de Chokwe, onde a polícia chegou a disparar para afugentar os manifestantes que tentavam bloquear a caravana do MDM.

No caso particular da província de Gaza, são vários os registos de intolerância política, que tem gerado uma situação de medo no seio dos partidos políticos e dos observadores eleitorais. No distrito de Mapai, foram reportados casos em que os partidos da oposição se abstiveram de fazer campanha eleitoral durante o dia, preferindo fazê-lo apenas através de afixação de panfletos no período nocturno, por temerem represálias.

Outros dois casos ocorreram na Cidade de Maputo, uma das poucas que segundo o mapeamento da Sala da Paz estava na lista das mais pacíficas do país. No entanto, a Sala da Paz registou com preocupação a agressão física contra o candidato a Assembleia da República pelo partido PODEMOS e candidato excluído ao cargo de Presidente da Republica, Hélder Mendonça, que no dia 26 de Setembro, sofreu violentos golpes a catana nos membros inferiores e foi espancado no rosto por indivíduos desconhecidos, mas que, segundo o porta-voz do partido, os mesmos deram pistas que a agressão tinha motivações politicas. Dias antes, José Chemane, que lidera a lista dos candidatos deste partido à deputados da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral da Cidade de Maputo também foi agredido e saqueado alguns dos seus bens pessoais.

Estes casos, são acrescidos a outros registados nas primeiras semanas da campanha, com o principal destaque ao bloqueio de vias de acesso para o partido Renamo na vila autárquica de Boane, com recurso a pedras, cova e viatura, colocadas na via, com panfletos do partido Frelimo e um caso de agressão ocorrido no distrito de Namaacha, envolvendo membros do MDM e da Frelimo. No distrito da Manhiça o candidato presidencial da Renamo enfrentou dificuldades de fazer a sua campanha, por obstruções motivadas por intolerância política.

Contrastando o ambiente festivo que tem caracterizado as caravanas e uma grande mobilização do eleitorado que os partidos políticos estão a fazer, durante os 30 dias a Sala da Paz tem registo de dezenas de casos de intolerância e violência política. Para a plataforma, caso não se tomem medidas apropriadas para se conter os ânimos dos membros e simpatizantes dos partidos políticos, podem tornar os últimos dias de campanha bastante

Aliado a este ambiente de intolerância política, preocupa igualmente a Sala da Paz, a iminente tendência que os partidos políticos apresentam de desviarem-se dos seus manifestos eleitorais e entrarem em ataques inter-partidários e confrontos violentos (verbais e físicos), uma situação que rompe com a relativa ordem e pacificidade que caracterizou os primeiros dias da campanha eleitoral, em que os partidos políticos estavam mais preocupados em apresentar os suas propostas de governação.

 

Dificuldades para credenciar em Nampula

Outrossim, Sala da Paz está apreensiva com curso moroso e bastante dificultado que caracteriza o processo de credenciação de organizações da sociedade civil na província de Nampula, num contexto em que a data das eleições se aproxima.

Desde a fase de recenseamento é apresentada a justificativa que as máquinas estão avariadas ou que que o sistema não está operacional oque dificulta a emissão de credenciais. Esta situação pode manchar os esforços dos órgãos centrais de administração eleitoral que estão preocupados com a integridade e a transparência do processo eleitoral.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom