O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) é uma organização da sociedade civil que trabalha no fortalecimento do sistema democrático através do apoio ao desenvolvimento institucional dos partidos políticos, prestando assistência às reformas de instituições democráticas, facilitando as sessões de diálogo multipartidário e o diálogo entre os actores políticos e sociais.

O IMD opera em Moçambique desde 2001, inicialmente como Netherlands Institute for Multiparty Democracy – NIMD, sendo que desde 2016 foi registado como uma organização nacional. Durante este período o IMD tem acumulado experiências de trabalho com actores políticos, tendo em conta as seguintes componentes temáticas: Eleições, Participação Politica de Mulheres e Jovens, Paz e Reconciliação e Indústria Extractiva.

 

Os principais objectivos do IMD são os seguintes:

  • Contribuir para o fortalecimento e consolidação da democracia multipartidária;
  • Reforçar as capacidades dos actores políticos e das instituições democráticas;
  • Apoiar na reforma e consolidação das instituições democráticas e dos processos políticos;
  • Promover o exercício da cidadania e dos direitos humanos;
  • Promover o diálogo entre os diferentes actores políticos.

Desde o ano 2016 o IMD tem estado a implementar o seu plano estratégico que assenta essencialmente em 4 pilares, nomeadamente: apoiar e influenciar o sistema político, reforçar as capacidades dos actores políticos, influenciar a cultura política de modo a que haja mais diálogo entre os actores e o género e diversidade (participação política de mulheres e jovens).

 

No histórico das suas intervenções o IMD se destaca na realização de seguintes acções:

  • Promoção e facilitação de diálogos políticos;
  • Apoio aos processos de reformas de legislação e de instituições democráticas;
  • Reforço de capacidades dos actores políticos através de programas de formação e capacitação;
  • Monitoria de processos eleitorais através da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta (Sala da Paz);
  • Apoio na elaboração e revisão de Código de Conduta Eleitoral;
  • Acções de advocacia em prol de participação política de mulheres e jovens;
  • Desenho e aplicação de ferramentas sobre fiscalização da indústria extractiva;
  • Desenho e implementação de ferramentas para participação de jovens na política através da Escola para a Democracia (EPD).

 

Ao nível institucional o IMD é composto por três órgãos, nomeadamente: Assembleia de Membros, Conselho de Direcção e Conselho Fiscal.
No nível operacional, o escritório do IMD é composto por pessoal moçambicano profissional, gerido por um Conselho de Direcção composto por uma direcção executiva.

No exercício da implementação de seus projectos, o IMD conta com vários parceiros estratégicos, tendo um histórico de financiamentos de: Netherlands Institute for Multiparty Democracy – NIMD, Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Embaixada da Irlanda, OSISA, Embaixada da Dinamarca (Programa Escolas para Democracia – EPD), Internacional IDEA (Fundos da União Europeia) e Embaixada do Canada (Eleições Gerais de 2014).

Contacto

+258 843066565
Avenida Salvador Allende, Nrº 753

mapa

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixoscoleccao alema footer

Criação e implementação: DotCom