imd questoes de segurancaOs observadores da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta (Sala da Paz) foram instados, em Maputo, a redobrarem a sua atenção no desenho de um plano segurança, por forma a fazer face e a reduzir a sua vulnerabilidade, sobretudo, nas regiões consideradas críticas em que a intolerância política e violência eleitoral são muito notórias e recorrentes.

Este apelo foi feito pelo Director Executivo do Instituto para a Democracia Multipartidária, Hermenegildo Mulhovo, sustentando que devido aos últimos acontecimentos que culminaram com o assassinato do director executivo, do Fórum das Organizações da Sociedade civil em Gaza, Anastácio Matavel, torna-se premente que os observadores da sala da paz tomem medidas de modo que não fiquem expostos a sevicias de incidentes eleitorais.

“As questões de segurança é que mais nos preocupam neste momento sobretudo nos dias de votação, contagem e apuramento dos resultados. Por isso, onde entendermos que os observadores da sala da paz podem estar expostos a acções de violência eleitoral e as condições de segurança não sejam das melhores, podemos não ter observadores, não precisamos dar o peito à balas”, disse Mulhovo, durante o encontro de coordenação da Sala da paz, ajuntando que esta situação se agudiza devido a constantes ataques armados perpetrados por desconhecidos em algumas regiões de norte e centro do país, bem como na diáspora, com o caso da xenofobia por exemplo, na África do Sul.

Segundo Mulhovo há necessidade de a Polícia da República de Moçambique se pronunciar quanto às medidas de segurança que serão adoptadas não somente para os observadores da Sala da Paz, mas para todos os envolvidos no processo em geral sobretudo nos locais críticos, pois preocupa-lhe a integridade do processo eleitoral no seu todo.

O encontro de coordenação da Sala da Paz tinha dentre vários objectivos avaliar o ponto de situação da observação da campanha eleitoral e os mecanismos de funcionamento da sala da paz no dia da votação bem como a apresentação do informe sobre a avaliação final da campanha eleitoral e a emissão de apelos para os últimos dias campanha e para as fases subsequentes do processo eleitoral.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom