covid 19O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), uma organização da sociedade civil moçambicana, apresenta nesta segunda-feira, 18 de Maio, os resultados da avaliação da segunda fase da Implementação das Medidas do Estado de Emergência no âmbito do Combate ao COVID-19.

O evento insere-se na monitoria da implementação das medidas governamentais para a prevenção e controle da COVID-19 em Moçambique, constantes do Decreto presidencial 12/2020, de 29 de Abril.

O relatório, foi elaborado com base em inquéritos “online”, complementados com outras fontes orais e escritas, onde se teve em conta os sectores de transporte, saúde, educação, comércio e o comportamento e atitudes do cidadão na comunidade por província, face as medidas emanadas pelo Governo.

Para além de apresentar o cenário actual em relação à observância das medidas no contexto da prorrogação do estado de emergência e, reforço da prevenção para o controlo da propagação da COVID-19, o documento apresenta avanços e recuos ao nível do cidadão e das instituições que podem impactar positiva ou negativamente na eficácia das medidas, bem como um conjunto de recomendações que devem ser adoptadas.

É de referir que o Presidente da República se pronunciou recentemente em relação a implementação das medidas tendo chamado atenção para a necessidade mudança comportamental da sociedade para o risco do agravamento das medidas.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom