osman cossing mosefo young leadersO Gestor de Projectos do IMD, Osman Cossing, defendeu, à momentos, no Fórum Mozefo Young Leaders (MYL), uma iniciativa da Fundação Soico (Fundaso) que a descentralização em Moçambique constitui uma oportunidade para o jovem poder participar e influenciar políticas de governação ao nível local.
 
Osman Cossing, que falava no painel "Da conquista dos direitos ao exercício da cidadania", defendeu que "o processo de descentralização pode funcionar como una janela de oportunidades para que os jovens assumam o seu papel e advoquem para que a sua voz seja cada vez mais ouvida e os seus direitos sejamos concretizados ao nível da base e que se crie uma plataforma de dialogo e inclusão no processo de governação", referiu Osman, acrescentando a necessidade dos jovens activarem o seu empreendedorismo político, juntando-se à organizações da sociedade civil e aos partidos políticos para que tenham mais possibilidades de advogarem para os direitos do jovens.
 
O painelista destacou ainda que o objectivo último da descentralização é aproximar cada vez mais o cidadão do processo de tomada de decisão. "Há uma espécie de alargamento do espaço de intervenção e inclusão política dos jovens, por via de eleição dos governantes. Isto também é cidadania", defendeu. 
Cossing convidou os jovens a intervirem e exigir a inclusão económica, acesso à água,  educação de qualidade, saúde, acesso ao emprego e a habitação.
Participaram também no painel a activista Ivete Mafundza, em representação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Moçambique, Nélia Correia, Magistrada do Ministério Público e Ofélia da Silva, Oficial de programas para Cultura na UNESCO.
 
O debate se insere no lançamento do dia da Juventude que se comemora a 12 de Agosto, onde serão desenvolvidos discussões em torno dos desafios e oportunidades para a juventude actual em diferentes áreas. Entre os temas a serem abordados hoje, o IMD será representado por Lorena Mazive, Gestora de Projectos, que vai integrar o painel sobre “A Cidadania e Participação Política dos Jovens”, quando forem 18horas. 
 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom