assembleia moma visita extractivaA Assembleia Provincial de Nampula (APN), realizou na semana finda, entre terça e quinta feira, 20 a 22 de Junho, uma visita de fiscalização ao distrito de Moma.
A delegação da APN foi composta por 6 integrantes, entre membros e técnicos daquele órgão de governação descentralizada provincial. O objectivo da deslocação foi fiscalizar a implementação de actividades previstas no Plano Econômico e Social (PES) da provincial de Nampula e do distrito de Moma, dando enfoque especial para actividades do sector da indústria extractiva.


Naquele distrito, a delegação da APN reuniu com estruturas do Governo local, sob liderança do respectivo Secretario Permanente, João Bento Zampula, acompanhado pelos Directores de Infraestruturas, Actividades Económicas e da Mulher e Acção Social.
Além de estruturas do Governo Distrital, a APN visitou empreendimentos do sector privado, com o destaque para a Hayo Mining, onde a delegação foi recebida pela respectiva Coordenadora do Projecto, Nadia Ni Nang, bem como aos trabalhos de produção na Mina de Corropa.

Igualmente, a delegação da APN visitou alguns acampamentos dos empreendimentos em causa, por forma a melhor se inteirar das dinâmicas do sector, sobretudo no que tange à observância dos direitos humanos.

Esta visita de fiscalização foi organizada pela Assembleia Provincial de Nampula, em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito da implementação do Projecto “Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização do Sector da Indústria Extractiva em Moçambique", que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.

assembleia moma visita extractiva 2023

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom