WhatsApp Image 2023 12 25 at 14.56.13O Gabinete da Juventude Parlamentar (GJP) aponta como um dos seus desafios, a promoção contínua da advocacia para que os jovens tenham mais emprego, com maior destaque para as mulheres, no sector da indústria extractiva em Moçambique.
A informação foi expressa, esta quinta-feira, dia 21, na Matola, Província de Maputo, pela respectiva presidente, Olívia Matável, durante o seminário dos deputados deste gabinete parlamentar, em matérias de Juventude e indústria extractiva: políticas de inclusão juvenil e transversalidade do género no âmbito da indústria extractiva.

A deputada Matavel destacou que a absorção dos jovens no sector da indústria extractiva, tendo em conta a questão de género, está acontecer, "mas naturalmente continua a ser um desafio que nós temos em advogar para que a juventude, particularmente as mulheres sejam absorvidas nessas empresas do sector da indústria extractiva”.
“Nós tivemos a oportunidade, em 2022 de visitar algumas empresas do sector extractivo e ficamos satisfeitos, olhando para o número de jovens que lá estão, que não eram só do sexo masculino, mas também do sexo feminino. Sentimos que há um exercício muito grande para absorção dos jovens, incluindo as mulheres em diferentes sectores”, explicou a parlamentar.

Matavel disse ainda que a realização desta capacitação está inserida no âmbito da chamada consolidação legislativa para a indústria extractiva”, dentro da grande descoberta de vários recursos minerais abundantes no país e que constituem uma força motriz para o Investimento Estratégico Directo (IDE) e desenvolvimento da economia nacional.
“Estamos entusiasmados em saber que temos esta oportunidade ímpar para reflectir, em torno de uma planificação dentro de uma trajetória juvenil e baseada no género. Obviamente vai permitir definir estratégias com vista a influenciar a revisão e/ou elaboração de instrumentos reguladores por parte do Governo”, salientou a deputada.

WhatsApp Image 2023 12 25 at 14.56.10A deputada destacou que a capacitação tem como objectivo capacitar os deputados do Gabinete da Juventude Parlamentar em matérias de engajamento da juventude na indústria extractiva e domínio de políticas concernentes ao sector extractivo. Assim, no evento, foram discutidos os pontos críticos da legislação do sector mineiro e os mecanismos através dos quais se pode impulsionar a inclusão da juventude no sector da Indústria Extractiva em Moçambique.
As discussões foram centradas no papel que o parlamento pode desempenhar, tendo em conta as suas responsabilidades de legislar e fiscalizar em representação ao Cidadão.

Por seu turno, a deputada Cernilde Muchanga explicou que o GJP tem influenciado nas mudanças para uma maior a absorção de jovens e mulheres no sector da indústria extractiva, interagindo permanentemente com a Secretaria de Juventude e Emprego.

De acordo com a deputada Cernilde, o Gabinete percebeu que na Secretaria de Juventude e Emprego há vários programas que têm a ver com a capacitação dos jovens, facto que alegra os deputados, “porque nós entendemos que não basta dizer que queremos pôr os jovens lá. Temos que ter os jovens preparados para o efeito, caso contrário corremos o risco de não ficarmos lá”.
“Nós, como deputados, temos que continuar a influenciar a Secretaria de Juventude e Emprego para aumentar estes programas que temos, no sentido de empoderar mais a juventude, incentivando a saber fazer para que possam, efetivamente, ter acesso a estes lugares que existem no sector da indústria extractiva”, explicou a deputada.

A actividade é organizada pelo Secretariado-Geral da Assembleia da República, através do Centro de Estudos e Formação Parlamentar (CEFP) em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito da implementação do Projecto, Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais da Fiscalização da Industria Extractiva em Moçambique, financiado pelo Ministério Finlandês dos Negócios Estrangeiros, através da sua Embaixada em Moçambique.

parlamentares extractiva