IMD 1 1O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) lançou a 15 de Fevereiro, na Cidade de Xai-xai, o projecto "Promoção de empoderamento e integração de Jovens na Política e na governação". A iniciativa, que será implementada por um período de dois anos (2024 - 2025) nas províncias de Gaza e Sofala, será implementado em parceria com União Nacional de Estudantes (UNE).

Na ocasião, Lorena Mazive, a Coodernadora de Programas do IMD para área de participção política e representação, apelou às lideranças juvenis a tomar um papel mais activo na promoção do engajamento político da Juventude nas  suas formações politico-partidárias.

“Para que o nosso projecto, que conta com apoio sempre presente dos braços Juvenis dos Partidos Políticos, alcance maior êxito, é incontornável que alguns elementos essenciais estejam presentes, nomeadamente: a liberdade efectiva do exercício de direitos e garantias constitucionais dos cidadãos em Moçambique; maior abertura do espaço cívico, uma vez que, as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) são um dos actores nevrálgicos de implementação do projecto; e também, uma sociedade sem conflitos e com mais tolerância política entre os actores políticos partidários em Moçambique”, disse.

IMD 2A representante do IMD referiu que o ciclo eleitoral para as eleições gerais já iniciou e se os jovens se se concentrarem em controvérsias políticas irão se desfocar da sua agenda: mais jovens nos espaços políticos e decisórios institucionais de governação.  Na ocasião, Mazive apelou os presentes a contribuirem para redução da violência, político-eleitoral, tendo em conta que o projecto em alusão é implementado em províncias que tem se destacado por altos índices de violência político-eleitoral.“Continuaremos a exortar, ontem, hoje e amanhã, para que a tolerância seja a nossa bandeira como jovens, para que possamos dignificar o papel e valor que os jovens tem na nossa sociedade”, referiu Mazive.

Alinhando no mesmo diapasão, Vanessa Toscano, Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, reconheceu o comprometimento dos diversos actores com a agenda da Juventude em Moçambique. “Todos nós, o governo de Moçambique, a sociedade civil, comunidade internacional, reconhecemos que a inclusão da juventude em governação é essencial, por isso, a Embaixada tem apoiado várias iniciativas para o empoderamento de jovens”, disse Toscano  destacando o papel activo dos jovens nas eleições autarquicas de 2023.

“Vimos uma grande participação dos jovens, mais jovens se candidataram, mais jovens votaram, jovens também debateram assuntos relacionados a isso e como eles podem contribuir para uma democracia mais transparente e inclusiva” acrescentou.

Por seu turno, o Director de Gabinete da Governadora da Provincia de Gaza, Atanasio Cossa defendeu, durante o lançamento, o uso dos canais disponíveis para a participação dos jovens nos processos político-eleitorais e na governação em geral.

“Constitui um dever cívico de cada jovem participar activamente para decidir sobre o futuro que deseja, só temos o hoje e não podemos mudar o ontem, o futuro depende do que fazemos hoje, quem não participa, sujeita-se a viver as escolhas dos outros”, disse Atanásio Cossa.

Na ocasião, o dirigente defendeu a participação activa dos jovens na política e na governação não deve ser considerada um favor, mas sim reconhecida como uma força motriz, essencial para o progresso social. “Os Jovens representam a maioria da população moçambicana o seu envolvimento na política é crucial para o desenvolvimento sustentável. Ser Jovem é sinónimo de energia, inovação e um elevado sentido de patriostimo”, observou.

IMD 3Em relação às barreiras, Cossa referiu que o  Governo está ciente de todos os problemas que enfermam a Juventude, a destacar maior índice de desemprego, fragilidades das organizações juvenis (políticas e cívicas), por isso, na ocasião, desafiou os jovens a participarem activamente, recorrendo a todos canais disponíveis. Apesar de reconhecer avanços na participação da Juventude em posições de governação, manifestou o compromisso do Governo naquela província em continuar a criar mais oportunidades.,

Participaram da sessão, líderes dos Braços Juvenis dos Partidos Políticos, representantes do Governo da Província de Gaza, do Município da Cidade de Xai-xai, bem como, de Organizações Juvenis da Sociedade Civil locais e organizações estudantis. O Projecto que visa ampliar os espaços político-partidários e democráticos de promoção e integração dos interesses dos jovens na agenda de governação nacional num ambiente inclusivo e de respeito pelas instituições democráticas é financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom