imd unicefConsciente da importância dos manifestos eleitorais, Instituto para Democracia Multipartidário (IMD), dentro do seu compromisso de contribuir para a construção de um ambiente político sustentável e engajado entre a acção política e o social, organiza em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) uma Mesa Redonda sobre Manifestos Eleitorais que tem como grupo alvo os partidos políticos e sociedade civil.

Com a Mesa Redonda as organizações pretendem contribuir para que os actores políticos elaborem manifestos eleitorais mais inclusivos e que respeitam os direitos e prioridades dos grupos mais vulneráveis.

O encontro, tem como foco a Agenda para a Criança 2020 – 2024, onde o UNICEF destaca seis prioridades a ter em conta pelos Partidos Políticos.

O IMD tem realizado esta acção de forma sistemática ao longo dos anos, sendo que apesar de se constatar alguns progressos no que diz respeito a elaboração de manifestos eleitorais, ainda persistem muitos desafios para a melhoria em termos de conteúdos, acesso aos mesmos, a forma como são comunicados e a sua aplicação no pós eleições.

O manifesto eleitoral é concebido como declaração escrita e pública através da qual um candidato ou um partido político expõe um programa de acção ou uma posição política, ele estabelece em geral um conjunto de intenções e os modos de acção estratégicos e técnicos do futuro eleito.