ar fortacele comunicacao socialCom vista ao fortalecimento de relações entre a Assembleia da República (AR) e a cominucação social, o posto administrativo da Matola Rio, distrito de Boane, província de Maputo, acolheu nos dias 23, 24 e 25 de Agosto de 2019, a IV mesa redonda com a Presidente da AR (PAR), Verónica Macamo Dlovo o Seminário de Capacitação de Jornalistas da Rede de Jornalistas Parlamentares de Moçambique (REJOPAM), sobre o papel da media na promoção da mulher no contexto da Governação Descentralizada.

No evento, realizado em coordenação com o Instituto Para a Democracia Multipartidária (IMD), visava, igualmente, a fortificação de relações com a comunição social, no qual a Presidente do Parlamento referiu-se ao facto de o compromisso assumido pela AR de privilegiar e cultivar um bom relacionamneto com a comunicação social continuar actual e imperioso, para que os cidadãos conheçam, em pormenor, o que os mandatários do povo fazem no exercício das suas actividades.

 

ar fortacele comunicacao social sala“É nossa convicção que no decurso da VIII legislatura houve maior divulgação dos trabalhos da AR”, disse Macamo para quem o fortalecimento das relações entre a “casa do povo” e os órgãos de comunicação social, bem como o surgimento de novos órgãos (de comnicação social), via eletrónica constituiram mais-valia na cobertura dos feitos do mais alto órgão legislativo do País.
“Fazemos uma apreciação positiva da vossa actuação demonstrada na cobertura, tratamento e disseminação pública dos nossos trabalhos”, anotou a PAR.

Adiante, a dirigente reconheceu o facto de os órgãos de comunicação social serem os principais aliados de qualquer instituição que se queira perto do cidadão.

"O jornalismo é hoje um serviço público e, como tal, a informação torna-se um bem social, o que exige de vós um compromisso redobrado com a sociedade e o exercício da missão primordial de informar, analisar os factos, dando a conhecer e entender o mundo aos cidadãos”, frisou a PAR.

 

ar fortacele comunicacao social ndlovoHermenegildo Mulhovo, do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD)enalteceu a interacção entre a AR e a comunicação social que, no seu entender, contribui para que a realidade sobre as acções do parlamento moçambicano seja de conhecimento público.

Mulhovo garantiu que o IMD vai continuar a apoiar estas iniciativas que contribuem para a disseminação de matéras relacionadas com a actividade parlamentar.

“Para nós, os jornalistas da REJOPAM tem uma grande função e é por isso que nós, como IMD abraçamos esta iniciativa e nos comprometemos a trabalhar com a comunicaçao social para que as recomendações saídas deste encontro sejam materializadas”, assegurou Mulhovo.

 

O encontro, que contou com a participação de cerca de 40 jornalistas de diversos órgãos de comunicação social sedeados em Maputo, serviu, também, para fazer balanço e reflexão em torno das actividades realizadas pela AR durante a VIII legislatura que já está no seu final.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom