imd filandia 2019O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) esteve a trabalhar no mês de Agosto com parceiros em Helsínquia - Finlândia, para a finalização de um projecto ligado ao sector da Indústria Extractiva.

O encontro juntou numa primeira fase IMD, DemoFinland (Instituto para Apoio a Democracia na Finlândia) e o NIMD (Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária) onde foram feitos os acertos necessários do projecto, tendo posteriormente se juntado os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia (MFA), com quem o grupo teve uma interacção.

 

O IMD, DemoFinland e NIMD tem uma parceria com o MFA da Finlândia desde os finais de 2016 virada para o reforço de capacidades dos membros de Parlamento e das Assembleias Provinciais para uma melhor fiscalização do sector extractivo em Moçambique. Um projecto investiu um milhão e quinhentos mil euros e que tem sido avaliada positivamente pelos intervenientes e pelos beneficiários.

imd filandia 2019 1O grupo tem pretensões de continuar a trabalhar de forma coordenada ao longo do próximo mandato parlamentar e das Assembleias Provinciais, onde se avizinham grandes desafios, sobretudo ao longo do primeiro ano, que vai coincidir com a introdução do modelo de governação descentralizada, uma inovação legislativa que reconfigura as atribuições das Assembleias Provinciais.

O IMD esteve representado nesta sessão de trabalho pelo Director Executivo, Hermenegildo Mulhovo, Coordenador de Programas, Dércio Alfazema e pela Gestora de Projectos, Fidalia Chivale.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom