O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) esteve a trabalhar no mês de Agosto com parceiros em Helsínquia - Finlândia, para a finalização de um projecto ligado ao sector da Indústria Extractiva.
O encontro juntou numa primeira fase IMD, DemoFinland (Instituto para Apoio a Democracia na Finlândia) e o NIMD (Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária) onde foram feitos os acertos necessários do projecto, tendo posteriormente se juntado os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia (MFA), com quem o grupo teve uma interacção.
O IMD, DemoFinland e NIMD tem uma parceria com o MFA da Finlândia desde os finais de 2016 virada para o reforço de capacidades dos membros de Parlamento e das Assembleias Provinciais para uma melhor fiscalização do sector extractivo em Moçambique. Um projecto investiu um milhão e quinhentos mil euros e que tem sido avaliada positivamente pelos intervenientes e pelos beneficiários.
O grupo tem pretensões de continuar a trabalhar de forma coordenada ao longo do próximo mandato parlamentar e das Assembleias Provinciais, onde se avizinham grandes desafios, sobretudo ao longo do primeiro ano, que vai coincidir com a introdução do modelo de governação descentralizada, uma inovação legislativa que reconfigura as atribuições das Assembleias Provinciais.
O IMD esteve representado nesta sessão de trabalho pelo Director Executivo, Hermenegildo Mulhovo, Coordenador de Programas, Dércio Alfazema e pela Gestora de Projectos, Fidalia Chivale.