O IMD participa nesta semana na reunião de parceiros do Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD) que decorre em Benin.
O encontro tem como objectivo avaliar a implementação das actividade nos vários países africanos que trabalham com o NIMD e descutir sobre o plano estratégico da organização para pós 2020.
Participam parceiros do NIMD do Zimbabwe, Kenya, Uganda, Burundi, Etiópia, Mali, Benin e representantes do NIMD baseados na Holanda.
O IMD está representando pelo Director Executivo que destacou na sua intervenção a necessidade da relação entre os parceiros ter que se basear na exploração das especialidades de cada organização e numa relação de parceria cada vez mais equilibrada entre cada país.
" A mudança nos padrões de financiamento do MFA da Holanda traz a necessidade de uma nova abordagem temática, geográfica exige uma nova forma de relacionamento entre os parceiros" - Hermenegildo Mulhovo.
O plano prevê intervenções no combate e prevenção da xenofobia, bem como combate a imigração e participação da mulher na prevenção e resolução de conflitos como uma propriedade para os próximos anos.
IMD é parceiro do NIMD desde a sua criação em 2016. Antes o NIMD tinha um escritório em Moçambique.