Teve lugar nesta segunda-feira, na cidade de Xai-Xai, em Gaza um encontro de coordenação sobre o processo eleitoral entre a Sala da Paz / Gabinete de Crise e observadores da União Europeia (EU) destacados para a província de Gaza.
No encontro, que juntou cerca de 60 observadores (entre nacionais e da UE) foram abordados diversos aspectos ligados ao processo eleitoral, com destaque para o recenseamento eleitoral, educação cívica eleitoral e campanha eleitoral.
As organizações da sociedade civil apresentaram constatações e desafios decorrentes da campanha eleitoral, bem como comentaram em relação as projecções e resultados do recenseamento eleitoral e a fraca educação cívica eleitoral, que tem sido uma das características destas eleições.
Olhado para o período de campanha eleitoral nesta província, as missões de observação eleitoral participantes concluíram que, no geral, tem sido calma. Contudo, mostraram preocupação com o facto de terem sido registados casos como a violência sofrida por uma caravana do partido Nova Democracia no distrito de Chokwe, onde Felix Silva, mais conhecido por Refila Boy, seu nome artístico, acabou sendo detido, apesar de a caravana do seu partido ter sido vítima de violência. Outro caso que mereceu mereceu atenção foi a detenção de um membro da Renamo, Heique Sitoe, no distrito de Mandjakaze, bem como tentativa de impedimento de obstrução da caravana da Renamo que gerou um ambiente de tensão.
Outras situações de menor dimensão também foram mencionadas, entre elas, a recolha de dados de cartão de eleitor, intimidações de eleitores que não forem a votar de uma determinada forma, uso de bens públicos para fins de campanha, destruição de cartazes, afixação em lugares impróprios entre outras.