A Segunda Comissão da Assembleia da República, a Comissão do Plano e Orçamento (CPO), iniciou esta segunda-feira, 28 de Setembro, visita de trabalho de seis dias à província e cidade de Maputo.
Com a visita, os deputados da CPO pretendem inteirar-se dos progressos, desafios e perspectivas que diferentes entidades públicas e privadas enfrentam naqueles pontos do país, e, a partir daí, colherem subsídios que lhes auxiliam na análise e emissão de pareceres.
Entre as entidades a serem visitadas, constam os Serviços de Representação de Estado na Província e Cidade, o Conselho Executivo Provincial, a Assembleia Provincial, alguns conselhos autárquicas e distritos, agentes económicos e organizações da sociedade civil.
A actividade é realizada em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito da implementação do Memorando de entendimento assinado entre esta organização da sociedade civil e a Assembleia da República, a 16 de Junho de 2020, com vista ao desenvolvimento de acções conjuntas para o melhoria das capacidades dos deputados na execussão das suas funções.
Enquadra-se ainda no âmbito da implementação do projecto, Fortalecendo o papel do Parlamento e das Assembleias na Fiscalização da Indústria Extractiva em Moçambique, financiado pelo Governo da Finlândia, através do respectivo Ministério dos Negócios Estrangeiros.