rauldomingos embaixadorO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), uma organização da Sociedade Civil que trabalha no fortalecimento dos actores e do sistema democrático em Moçambique, acompanhou com satisfação a recente nomeação, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de Raúl Domingos, Presidente do Partido para a Democracia e Desenvolvimento (PDD) e membro do Conselho do Estado para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na Santa Sé (Vaticano).

Para o IMD a nomeação de um presidente de um partido da oposição um cargo diplomático de elevada envergadura constitui um marco histórico para a democracia moçambicana e configura um sinal importante de inclusão política, reforço da paz e promoção da reconciliação.

“Está nomeação por um lado vai de acordo com a postura de governação inclusiva e por outro confirma a retórica do Presidente da República, Filipe Jacinto Nuysi, no sentido de que as boas ideias não têm cores partidárias”, refere o comunicado.

Para o IMD, a nomeação valoriza a relevância e o percurso político de Raúl Domingos, reconhecendo o papel preponderante no processo negocial do Acordo Geral de Paz (AGP) que este ano completa 30 anos, o seu percurso político, por onde ocupou vários cargos mantendo sempre presente um sentido de Estado e com relevantes valências no campo do processo negocial.

“Mais ainda, Raúl Domingos tem sempre se mostrado disponível para interagir com os diferentes actores políticos para partilhar a sua experiência e dar a sua contribuição no âmbito do reforço a em Moçambique, promoção da transparência eleitoral e governativa. Por várias ocasiões a convite do IMD fez parte de diferentes painéis de diálogo político”, refere a organização.

O IMD encoraja o Presidente da República a prosseguir com actos do género, que reforçam a convivência pacífica saudável entre diferentes actores políticos, a paz e reconciliação nacional, a democracia e a inclusão política, apelando para a continuação e alargamento destas iniciativas.