IMD capacita os Deputados da Vª Comissão da Assembleia da República em matérias de Produção Legislativa Responsabilidade Social e Fundo Soberano no âmbito da Indústria ExtractivaIniciou hoje, 24 de Abril, a Formação dos Deputados da Assembleia da República em matérias de Produção Legislativa, Responsabilidade Social e Fundo Soberano no âmbito da Indústria Extractiva. A formação decorre no Distrito de Katembe, Cidade de Maputo com a duração de 2 dias e tem como objectivo munir aos Deputados da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (5ª Comissão) de conhecimentos técnicos de produção legislativa, política de responsabilidade social empresarial e fundo soberano no contexto da indústria extractiva.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) da Assembleia da República (AR), Manuel Rodrigo Ramessane e do Coordenador de Programas de Governação Democrática do IMD, Osman Cossing.

No âmbito da sua intervenção na sessão de abertura, o Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) da Assembleia da República (AR), Manuel Rodrigo Ramessane, referiu que persistem no país, desafios inerentes à maximização dos ganhos decorrentes das receitas do gás natural e de outros recursos naturais não renováveis.

Manuel Rodrigo RamessaneRamessane sublinhou que existe um consenso nacional sobre a importância da criação do fundo soberano em Moçambique e a reflexão sobre este tema, de extrema importância, atendendo que se estima que o país venha arrecadar cerca de 96 bilhões de dólares, durante a vida útil dos projectos de exploração do gás natural”, disse Ramessane, acrescentando que “Moçambique possui enormes jazigos de gás natural e de outros recursos naturais de elevado valor comercial, com reservas estimadas em cerca de 277 triliões de pés cúbicos”.

O parlamentar vincou a importância do evento, apelando aos seus pares para, como fiscalizadores da acção governativa, se apropriarem dos conhecimentos e experiências que estão a ser partilhados no seminário da Katembe.

O Vice-Presidente da CAEA destacou que Moçambique poderá integrar o grupo dos dez maiores produtores mundiais de gás natural e tornar-se no segundo maior produtor em África, depois da Nigéria.

Para além do gás natural, o potencial energético do país inclui reservas de carvão, recursos hídricos, areias pesadas, titânio, entre outros minérios de elevado valor de mercado.

osman cossing IMD capacita os Deputados da Vª Comissão da Assembleia da República em matérias de Produção Legislativa Responsabilidade Social e Fundo Soberano no âmbito da Indústria ExtractivaPor seu turno, o Coordenador de Programas de Governação Democrática IMD, Osman Cossing, desafiou os deputados da AR a aprofundar o domínio da legislação e a conhecer outros aspectos genéricos ou específicos dos processos que caracterizam a indústria extractiva, de modo a garantir maior eficácia na monitoria, avaliação e prestação de contas.

Cossing recordou que no quadro da indústria extractiva, o Governo depositou na AR a Proposta de Lei que Cria o Fundo Soberano de Moçambique para sua apreciação e posterior aprovação. Nesta senda, tratando-se de matéria complexa que envolve o sector da indústria extractiva, "urge a necessidade de melhor aprimoramento, dotando os deputados de conhecimentos que aprofundem a sua análise e emissão de pareceres com propriedade e conhecimento de causa, para que no final tenhamos uma lei que reflicta os reais anseios dos moçambicanos”.

Segundo o Coordenador de Programas no IMD, no contexto socioeconómico e político, as leis revestem-se de carácter crucial para a regulação dos diferentes interesses dos cidadãos, e sendo a AR, órgão legislativo por excelência, fiscalizador e representativo dos cidadãos, tem sim um papel fundamental.

IMD capacita os Deputados da Vª Comissão da Assembleia da República em matérias de Produção Legislativa Responsabilidade Social e Fundo Soberano no âmbito da Indústria Extractiva painel“A AR tem um papel fundamental na captação das necessidades dos cidadãos e identificação das lacunas que a legislação em vigor apresenta, devendo fazer a revisão e aprimorá-la de modo que mesma não só, tornem-se impositiva, mas também possam alcançar um dos seus fins últimos, que é a justiça, disse Cossing, frisando que “a produção de leis com qualidade esperada irá permitir que os deputados melhor fiscalizem e prestem contas aos cidadãos”.

Com a duração de dois dias, a formação dos deputados membros da CAEA é organizada pela AR em parceria com o IMD no âmbito da fortificação do papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na fiscalização da área da indústria extractiva, iniciativa que conta com o apoio da Embaixada da Finlândia.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom