Precisamos institucionalizar a Paz em MoçambiqueO Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, defendeu, na quarta-feira, 4 de outubro, na cidade de Pemba, durante as cerimônias oficiais de celebração do Dia da Paz, a necessidade de se institucionalizar a Paz.
“Precisamos institucionalizar a Paz. Precisamos de identificar os factores de vulnerabilidade que ameaçam a nossa Paz e trabalhar sobre eles para que todos os Moçambicanos se comprometam com esta causa” declarou Mulhovo, para quem “o país não deve continuar a ser um palco de guerras”.


Na ocasião, Mulhovo reconheceu que ao longo dos 31 anos desde a assinatura do Acordo Geral de Paz entre a Renamo e o Governo, a Paz tem sofrido várias ameaças. Por isso, considera ser necessário se envidar esforços para que esta seja uma agenda prioritária para o país”.
Para o efeito, o Director Executivo do IMD, diz que deve-se desenvolver iniciativas que reforcem a boa convivência entre os moçambicanos através de um maior envolvimento das escolas, instituições públicas e privadas, das artes e cultura com a agenda da Paz.

Precisamos institucionalizar a Paz em Moçambique dia da paz

Recordando que a data assinala-se num momento em que está em curso a campanha eleitoral, Mulhovo defendeu a necessidade de se evitar que estas continuem a ser fontes de conflitos em Moçambique.

“Precisamos de continuar a trabalhar para promover a transparência e credibilidade das nossas eleições”, declarou o interlocutor, para quem “eleições não podem ser mais uma fonte de guerras”, disse.

Precisamos institucionalizar a Paz em Moçambique dia da paz 1

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom