A Sala da Paz acompanhou ainda com alguma preocupação a rejeição de credenciação e substituição de um número significativo de delegados de candidatura dos partidos MDM e Renamo pelas comissões distritais, com recursos a fundamentos legais bastante questionáveis. No entendimento da plataforma, é importante a credenciação dos delegados de candidatura que foram designados pelos Partidos Políticos, pois a sua ausência nas mesas de votação pode levantar suspeitas de manipulação do processo e consequentemente, descredibilização dos resultados eleitorais.
A Sala da paz acompanhou com preocupação denúncias e acusações públicas feitas pelo partido MDM e Renamo, sobre a existência de listas viciadas. Nesta sequência apela a CNE para celeridade no esclarecimento destas denúncias, sob risco de reduzir a confiança dos processos subsequentes e propiciar um ambiente de tensões que poderão escalar para actos de violência eleitoral.
A Sala da Paz pretende contribuir para a promoção de eleições pacíficas e ordeiras, envolvendo as partes interessadas no acompanhamento do processo nas diferentes fases, e conjuntamente encontrar soluções para os incidentes ou constrangimentos encontrados.
A plataforma termina o seu comunicado, reafirmando o seu compromisso de continuar a acompanhar o processo eleitoral, até a divulgação e proclamação dos resultados pelo Conselho Constitucional. Igualmente reforça o apelo aos demais actores eleitorais para que as fases subsequentes decorram num ambiente ordeiro, pacifico e dentro dos parâmetros legais.