DSC00492A Sala da Paz, uma plataforma da sociedade civil que monitora processos eleitorais em Moçambique, avalia positivamente a fase de abertura das assembleias de voto nos 65 municípios dos pais, respeitando a lei eleitoral, facto que contribuiu para que os eleitores, que já se encontravam posicionados naqueles pontos, exercessem o seu direito cívico de votar nas 6as eleições autárquicas com liberdade.

Esta informação, a primeira do dia, foi partilhada à imprensa, na manhã desta terça-feira, 11, pela Pastora Felicidade Chirinda, em representação da Sala da Paz, tendo sublinhado que a insuficiência de material de votação, o atraso dos membros da mesa de voto e a discussão entre os delegados dos Partidos políticos são, no geral, os aspectos que mais foram levantados pelos observadores da Sala da Paz e que ditaram atrasos na abertura de algumas mesas de votação.

Chirinda indicou como exemplos de assembleias de voto que abriram depois das 7h00, a do Instituto Industrial e Comercial na Beira, constituída por nove mesas, que abriu as 8:05, a da escola Secundaria de Magoanine, na cidade de Maputo que até as 8:10 o processo de votação ainda não havia iniciado, a de Muhetana, na cidade de Xai-Xai que abriu com atraso de 30 minutos. 

“Temos a informar que no geral, tem estado a verificar-se uma considerável afluência de eleitores, desde as primeiras horas da manhã, em todos os municípios, com principal destaque para os municípios de Nampula e Beira, havendo casos de eleitores que se fizeram presentes nas Assembleias de Voto antes das 5 horas”, disse  Chirindza, observando, no entanto que persistem desafios quanto à acessibilidade por parte de algumas assembleias de voto que são de acesso difícil para pessoas deficientes, sobretudo as que usam cadeiras de rodas, dando como exemplo das escolas primárias completas de Ka Maxaquene B, na cidade de Maputo, Kurula  e Ka Maxaquene.

DSC00467A Sala da Paz constata, ainda, que houve alguns incidentes a nível da Assembleia de voto de Belenenses, na mesa 090277-05, na Cidade de Nampula, onde houve agitação e um ambiente tenso entre os membros da mesa e delegados de candidatura do partido Renamo, pelo facto de os membros de mesa de votação não estarem a confrontar a cara do eleitor com a fotografia constante do cartão de eleitor, bem como devido a morosidade no atendimento aos eleitores.

“Constatamos ainda que a morosidade no atendimento acontece um pouco por todo o país”, observou Chirinda para quem outra preocupação da Sala da Paz tem a ver com a não priorização, em quase todos municípios, de pessoas idosa e com deficiência”, disse a Pastora para quem se assiste ainda alguma desorganização em Albazine, na Cidade de Maputo, pelo facto de os nomes dos eleitores não constarem nas listas e pela morosidade no atendimento.

Refira-se que a Sala da Paz conta com uma vasta equipa de observadores, no terreno, e conta com outras fontes de informação provenientes de Órgãos de Comunicação Social, cidadãos eleitores que partilharam as informações através das plataformas electrónicas estabelecidas. 

Ainda segundo observadores desta Plataforma da Sociedade Civil de observação eleitoral na Escola 7 de Setembro e Filipe Samuel Magaia, na Cidade de Maputo, as assembleias de voto estão sem iluminação nas salas, “o que está a dificultar a leitura nos cadernos eleitor”.

DSC00478“Registaram-se tumultos em Gurué, na província da Zambézia, onde o partido Nova Democracia (ND) apreendeu algumas urnas contendo boletins pré-votados a favor do partido Frelimo, na Escola Secundária de Gurúè. As urnas estavam na posse de um professor e a pessoa que estava a fazer filmagem do incidente foi detida”, lê-se na mensagem da Sala da Paz divulgada na manhã desta terça-feira.

Face a alguns incidentes constatados a Sala da Paz encoraja aos órgãos de Gestão e Administração Eleitoral a prosseguirem com acções necessárias de modo que o processo continue a decorrer com tranquilidade e exorta aos Membros de Mesa de Votação a observarem os procedimentos legais no processo de votação, por forma a evitar a possibilidade de alguma agitação.

A Sala da Paz é uma plataforma que se interessa pela promoção da integridade do processo eleitoral e está a acompanhar o decorrer das sextas eleições autárquicas em todo o país, tendo como objectivo contribuir para eleições pacíficas e ordeiras, envolvendo as partes interessadas e relevantes no acompanhamento do processo nas diferentes fases, e conjuntamente encontrar soluções para os incidentes ou constrangimentos constatados. 

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom