Decorre desde o dia 12 de Março em Pemba uma formação das Escolas para Democracia(EpD), uma iniciativa do IMD, enquadrada no programa Pro-Cívico e Direitos Humanos.
Participam desta formação 30 representantes das OSC e activistas sociais dos distritos de Pemba, Metuge, Montepuez e Chiure.
A formação pretende contribuir para o fortalecimento de capacidades de organizações da Sociedade Civil, para um engajamento mais efectivo na promoção da cidadania activa e defesa dos Direitos Humanos.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Coordenador de Programas de Governação Democrática do IMD, Osman Cossing e o Presidente da Plataforma das OSC de Cabo Delgado, Frederico João. Osman Cossing referiu que as “ EpD reconhecem o papel vital das organizações da sociedade civil na promoção da democracia e na defesa dos direitos humanos. São estas OSC que contribuem para dar mais voz ao cidadão, que trabalham incansavelmente para garantir que as necessidades dos grupos mais marginalizados sejam ouvidas e atendidas. É por isso que os beneficiários primários destas formações são as OSC, activistas sociais e defensores dos direitos humanos.
Por sua vez, Frederico João salientou que com as EpD os jovens, pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados terão a oportunidade de aprender não apenas sobre seus direitos, mas também sobre como podem se envolver activamente na governação e no monitoramento das ações governamentais. Através da educação, podemos empoderar cada pessoa para que se torne um agente de mudança, capaz de advogar por si mesma e por sua comunidade.
Importa referir que esta iniciativa se enquadra no âmbito do projecto procivico e Direitos Humanos, que é financiado pelo Ministério dos Negócios estrageiros da Finlândia, através da sua embaixada em Moçambique.