alerta desafios ddrNo âmbito do diálogo político entre o governo e a RENAMO, o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) emitiu recentemente um comunicado onde saúda o encontro mantido entre o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e pelo Presidente da RENAMO, Ossufo Momade, com vista à conclusão do pacote de Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos homens armados da RENAMO.

No comunicado o IMD saúda o recente encontro entre as duas lideranças na cidade de Chimoio, Província de Manica que considera que serviu para desanuviar o ambiente de tensão e incertezas face às eleições que se avizinham, serviu para esclarecer as dúvidas que ainda pairavam em torno dos avanços e recuos ligados à entrega e aprovação das listas dos oficiais da RENAMO.

O instituto, entende que algumas medidas precisam ser acauteladas, de modo a que o país alcance a almejada paz definitiva. Entre as medidas, a organização chama atenção para a necessidade de se ter em conta o tempo que é bastante ajustado entre a implementação do memorandum de entendimento, assinatura do acordo de paz (em Agosto) e a realização das eleições a 15 de Outubro. Recomenda o alargamento de canais formais e espaços de diálogo com os demais actores da sociedade, dentre elas, sociedade civil, partidos políticos, organizações religiosas e a comunidade internacional, de forma que todos eles se sintam parte do processo. Mais ainda, chama atenção para a necessidade de se definir canais de partilha regular de informação sobre o decurso do processo de DDR, evitando situações de especulações e difusão de informações contraditórias, que tem sido característica deste processo.

Encontre o documento completo neste link.