imd defende descentralizacao partidos politicosO IMD participou recentemente em Helsínquia, Finlândia, na Conferência da Rede dos Parceiros de Partidos Políticos, onde defendeu a necessidade dos partidos políticos serem mais abertos e se descentralizarem de modo a permitir uma maior participação dos seus membros e uma maior interacção com o cidadão.

Na conferência que decorreu sob o lema “Fortalecendo os Partidos Políticos - Garantindo a voz do cidadão para a Agenda 2030” Hermenegildo Mulhovo avançou que “Moçambique está em fase de transição e os partidos políticos são altamente centralizados, pois procuram manter um controlo apertado.”. Mais adiante, Mulhovo destacou a necessidade dos partidos serem mais inclusivos na elaboração de politicas. “É necessário garantir que as pessoas interessadas estejam envolvidos na elaboração de politicas. Que todas as vozes sejam ouvidas”.

Hermenegildo Mulhovo partilhou a experiência de trabalho do IMD com os partidos políticos em Moçambique, tendo reiterado a necessidade de confiança nas parte. “Em Moçambique houve muita hostilidade à ideia de se apoiar no fortalecimento dos partidos políticos. O IMD teve de investir muito tempo para tranquilizar as preocupações das lideranças dos partidos. Eles também precisam estar abertos a inovações e ideias de fora do partido. Ao mesmo tempo, isso pode ser usado para criar um processo competitivo entre as partes.”.

Esta intervenção foi feita no painel “Desafios para os Partidos Políticos em relação à Agenda 2030”. O painel era ainda composto por Endre Stiansen, Consultor Sênior de Pesquisa e Políticas do Centro de Governança de Oslo (PNUD), Rumbidzai Kandawasvika-Nhundu, Chefe de Participação Política e Representação (International IDEA), Rauno Merisaari, Embaixador dos Direitos Humanos e Democracia do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia e a moderação de Ken Godfrey, Diretor Executivo da Parceria Europeia para a Democracia.

A Rede de Parceiros dos Partidos Políticos (PPPeer) é coordenada por várias organizações que prestam assistência no fortalecimento da democracia, entre elas Internacional IDEA, Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD), NDI, Instituto Dinamarquês para Partidos e Democracia (DIPD), Centro Liberal Internacional Sueco (SILC), Konrad-Adenauer-Stiftung (KAS), Fundação Westminster para a Democracia (WFD) e Centro de Oslo (OC).

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom