Presidente da SembleiaO Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Amisse Mahando, desafiou nesta segunda-feira, 17 de maio, na cidade de Nampula, os membros do órgão a serem mais criativos na busca de soluções para os problemas da população. Amisse falava durante a abertura de um seminário de formação dos membros da Assembleia Provincial em matérias de governação descentralizada provincial e fiscalização da indústria extractiva.

“Gostaria de desafiar-vos para a necessidade de serem autónomos e criativos na busca de soluções para os problemas da província”, declarou Amisse Mahando, acrescentando que “na vossa qualidade de membros eleitos, não fiquem à espera de orientações para agir. Se mereceram confiança dos eleitores, é porque têm a necessária capacidade e discernimento para tomar decisões em prol da nossa população”.

Capacitacao dos Menbros da Sempleia 2O governante mostrou-se defensor da necessidade de os membros daquele órgão de governação descentralizada provincial servirem-se da sua criatividade para responderem aos desafios que surgiram no decurso da governação, tendo realçado a importância que a formação ora iniciada vai desempenhar para o melhor exercício das funções dos membros das assembleias provinciais. “Trata-se de instrumentos desafiadores que visam empoderar os membros da Assembleia Provincial, de modo a conferir mais capacidade de liderança e fiscalização neste novo contexto”, considerou a fonte.

Na sua intervenção, o interlocutor reconheceu os desafios impostos pela implementação do novo figurino de governação descentralizada provincial resultante da revisão pontual da constituição de 2018, por entender que é um novo paradigma. “É um figurino que estamos a testar enquanto implementamos”, daí que se torna necessário o aprimoramento das competências dos membros para o exercício das suas funções conforme estabelece a lei e em benefício das comunidades.

Capacitacao dos Menbros da Sempleia 1Amisse Mahando identificou ganhos decorrentes da implementação do novo processo de descentralização que diz que se enquadram nas “progressivas reformas administrativas em que o nosso Estado vem realizando com vista a torná-lo cada vez mais inclusivo, eficiente e eficaz no cumprimento do seu compromisso de aproximar e prestar serviço de qualidade ao cidadão, organizar a participação do cidadão na solução dos problemas próprios da sua comunidade, promover o desenvolvimento local e a consolidar a democracia no quadro da unidade do Estado moçambicano”.

A formação decorre com apoio do Governo da Finlândia, através do respectivo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da implementação do projecto, Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na fiscalização do Sector Extractivo em Moçambique. São também parceiros de implementação deste projecto a DemoFinland e Netherlands Institute For Multiparty Democracy (NIMD).