imd mascO Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) e a Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) têm acompanhado com bastante interesse a implementação dos compromissos assumidos pelo Governo de Moçambique e a Renamo, tendo em vista o reforço da paz no país.

No entendimento destas organizações, o encontro realizado no dia 7 de Março corrente entre o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade e a aprovação do decreto que prevê o pagamento de pensões aos desmobilizados da Renamo pelo Conselho de Ministros, no dia 21, reforçam os ganhos resultantes da implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional (Acordo de Maputo).

"Este decreto é um passo importante para a sustentabilidade do DDR e da paz em Moçambique e vai ser importante para a reintegração dos desmobilizados da Renamo”, afirmam as organizações no seu comunicado conjunto, realçando que o instrumento vai igualmente reforçar a confiança dos principais actores envolvidos no processo.

O IMD e a Fundação MASC saúdam as duas lideranças por este marco importante na implementação do DDR e consideram que a aprovação deste decreto tem também o mérito de associar o processo às instituições duradouras.

As organizações terminam o comunicado comprometendo-se a continuar a acompanhar este processo com bastante interesse e encorajam as partes a continuar a mobilizar esforços tendo em vista o seu desfecho cabal, pois é importante para a Democracia, Paz e Reconciliação Nacional.