O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), recebeu nesta segunda-feira (19), em seu escritório na Cidade de Maputo, uma visita do Secretário-geral da RENAMO, André Magibire. Magibire foi recebido pelo Director de Programas do IMD, Dércio Alfazema e pela Gestora Lorena Mazive, tendo interagido virtualmente com o Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, virtualmente, uma vez que se encontra fora do país.
O encontro tinha como objectivo fortalecer a parceria institucional e dialogar sobre a Democracia e o papel da Sociedade Civil moçambicana na consolidação da Paz e dos processos democráticos.
A realização deste encontro bilateral, que tem lugar numa altura em que os partidos políticos, vivem restrições decorrentes do Covid-19, limitando a realização de várias actividades políticas, foi oportuno para se perspectivar os próximos eventos políticos, como as eleições autárquicas que terão lugar em 2023 e a gerais de 2024, que trarão um novo paradigma, que é a eleição dos Administradores distritais.
Na ocasião, o Secretário-geral da RENAMO manifestou preocupação com o processo de eleição do novo Presidente da Assembleia Municipal de Marromeu que não obedeceu o princípio de transparência, pois quando tudo indicava que a oposição, que é a maioria, iria ganhar a presidência do órgão, os resultados foram contrários por conta da forma como o processo foi conduzido.
O IMD e a RENAMO comprometeram-se em continuar a trabalhar juntos no âmbito do fortalecimento da democracia em Moçambique, de modo a que situações que criam desconfianças e descredebilizam a democracia não continuem a ser registadas em Moçambique.
Magibire fez-se acompanhar por Director do Gabinete de Eleições, José Mazuana e Paulo Chiburre, Chefe do Gabinete do Secretário-geral deste partido.