Decorreu entre os dias 9 e 12 de Abril em Quelimane, a terceira formação das Escolas para Democracia(EpD), uma iniciativa do IMD, enquadrada no programa Pro-Cívico e Direitos Humanos.
Participam desta formação 35 representantes das OSC e activistas sociais da cidade dos distritos de Quelimane, Namacura e Inhassuge.
A formação pretende contribuir para o fortalecimento de capacidades de organizações da Sociedade Civil, para um engajamento mais efectivo na promoção da cidadania activa e defesa dos Direitos Humanos.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Coordenador de Programas de Governação Democrática do IMD, Osman Cossing e o Presidente do Forum das Organizacoes Não Governamentais da Zambezia, Estevão Neves. Osman Cossing referiu que as “ao fortalecer esses grupos, estamos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde a participação activa de todos é essencial para alcançar uma governação verdadeiramente representativa. A capacitação dessas organizações não apenas fortalece sua capacidade de advocacia, mas também enfatiza a necessidade de considerar as diversas perspectivas e opiniões na formulação de políticas”.
Por sua vez, Estevão Neves salientou que “estamos cientes de que as EpD irão contribuir para a criação de um ambiente formidável para que os cidadãos e líderes políticos possam discutir sem receio e sem reservas os seus pontos de vistas que vão de acordo com desenvolvimento da província e do país”
Importa referir que esta iniciativa se enquadra no âmbito do projecto procivico e Direitos Humanos, que é financiado pelo Ministério dos Negócios estrageiros da Finlândia, através da sua embaixada em Moçambique.