Arrancou neste sábado, 25 de Maio, a formação de funcionários parlamentares em matérias de assessoria legislativa e indústria extractiva, na cidade da Matola, província de Maputo.
A actividade tem duração de três dias e visa proporcionar aos técnicos que assistem o processo de feitura de leis por forma a ampliar o seu horizonte sobre assessoria legislativa e a indústria extractiva.
Dos 36 funcionários parlamentares em capacitação, grande parte são assistentes das comissões de trabalho especializadas, que entre as suas responsabilidades, inclui-se assessoria aos deputados no processo de feituras das leis ao nível do parlamento.
A sessão de abertura desta ação de capacitação contou com intervenções do Coordenador de Programas do IMD, Osman Cossing e o representante do Centro de Estudos e Formação Parlamentar, Augusto Domingos. Já em termos de formadores, o primeiro dia contou com a facilitação de Patrício José e o segundo dia teve a facilitação de Augusto Mangove. Já o terceiro e último dia, irá contar com a facilitação de Paulo Tembe.
A sessão de formação é organizada pelo Secretariado-Geral da Assembleia da República, através do respectivo Centro de Estudos e Formação Parlamentar, com a apoio do IMD, no âmbito da implementação do projecto “Consolidando o papel dos funcionários parlamentares na assessoria aos deputados na fiscalização do sector da indústria extractiva em Moçambique.
Esta iniciativa é financiada pelo Ministério Finlandês dos Negócios Estrangeiros, através da Demo Finland.