Este posicionamento foi manifestado nesta segunda-feira, dia 24 de Junho, pelo Director Geral de Administração e Finanças da Assembleia da República, Mauro Mangera, durante a entrega de equipamentos informáticos ao Secretariado Geral da Assembleia da República.
Na ocasião, Mangera referiu que, o equipamento fornecido pelo IMD, é “mais um suporte para a capacitação do capital humano que é fundamental para esta contínua consolidação do papel do Secretariado Geral da Assembleia da República, entanto que órgão de apoio técnico e administractivo aos parlamentares.
Ainda na sua intervenção, apelou ao Centro de Estudos e Formação Parlamentar para que “use o equipamento de forma racional em conformidade com as normas aplicáveis ao regulamento do património do Estado e sobretudo boa conservação tendo em conta o tempo útil do equipamento”.
Na ocasião, o Coordenador de Programas do IMD, Osman Cossing, explicou que a entrega do equipamento se enquadra na parceria entre as duas entidades em particular no contexto da implementação do projecto Fortalecendo o Papel do Parlamento e das Assembleias Provinciais na Fiscalização do Sector da Indústria Extractiva em Moçambique.
“Finda a primeira e segunda fases daquele projecto, que esteve mais virado aos deputados, entendemos que havia necessidade de reforçar a sustentabilidade dos resultados, transferindo as ferramentas e conhecimento para os que que ficam” declarou Cossing em referência aos funcionários parlamentares, pelo facto de sua condição ser permanente, diferente dos deputados, cujo mandato é de apenas 5 anos.
Este apoio enquadra-se no âmbito da implementação do projecto “Consolidando o Papel dos Funcionários Parlamentares na Assessoria aos Deputados na Fiscalização do Sector da Indústria Extractiva em Moçambique”, financiada pelo Ministério Finlandês dos Negócios Estrangeiros, através da Demo Finland.