No dia 18 de março, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e a Fundação MASC realizaram uma visita de monitoria às ações do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos no distrito de Namacurra, na província da Zambézia.
O objectivo da visita foi avaliar os resultados alcançados até o momento, identificar os desafios enfrentados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), registrar boas práticas e colectar histórias de sucesso provenientes dos benefiarios do projecto
Durante a missão de monitoria, foram realizadas interações com diversos grupos minoritários( beneficiários do projecto), incluindo o grupo de mulheres “Mulheres Incansáveis” (uma iniciativa de poupança), jovens da Incubadora Cívica, além de pessoas com deficiência, representadas pelas associações ADEMO, ACAMO, ASSUMO e ALBIMOZ.
Entre os principais resultados obtidos, destaca-se o reforço das capacidades de cidadania, o que levou à submissão de cartas de advocacy com o objetivo de melhorar os serviços na comunidade. Essas ações reflectem o impacto positivo do projecto na promoção da cidadania activa e do fortalecimento das OSCs locais.
A visita foi realizada no contexto do Projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, por meio da sua Embaixada em Moçambique.